A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informou nesta quarta-feira, 4 de maio, que vai aumentar de seis para doze o número de cidades onde será realizada a primeira fase do Vestibular 2023.
Segundo a instituição, o processo seletivo também ocorrerá agora nestas cinco cidades paranaenses: Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá. As provas continuarão sendo aplicadas em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.
Ainda conforme a UFPR, o aumento de cidades que receberão o vestibular leva em conta o fato de que grande parte dos inscritos nos vestibulares da UFPR são de fora da Região Metropolitana de Curitiba. No vestibular 2021/2022, realizado em fevereiro em fase única, 75% dos inscritos eram do Paraná e, destes, 36% moram em cidades fora da RMC.
Santa Catarina
Outra novidade é que o vestibular 2023 da UFPR também será realizado em outro estado. Os candidatos também poderão fazer as provas em Joinville, um dos principais polos do estado de Santa Catarina, e o estado que concentra mais inscritos depois de o Paraná.
José Carlos Eidam, professor e coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR), analisa que a intenção é aproximar ainda mais a universidade dos candidatos e permitir que façam as provas sem necessidade de grandes deslocamentos.
Novidades
A UFPR destacou mais novidades para o vestibular 2023. Veja abaixo:
- Volta do vestibular com duas etapas
- Provas da primeira fase serão realizadas no dia 23 de outubro
- Provas da 2ª fase: 4 de dezembro
- Testes de Habilidades: 5 de dezembro