UFPR abre inscrições para o Vestibular 2019/2020

Processo seletivo oferece mais de 5,6 mil vagas. Pedidos de isenção já podem ser realizados.
Em 13/08/2019 08h10 Por Giullya Franco

Crédito: Marcos Solivan - Sucom UFPR
Crédito: Marcos Solivan - Sucom UFPR
Crédito da Imagem: Marcos Solivan - Sucom UFPR
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu na segunda-feira, 12 de agosto, as inscrições para o Vestibular 2019/2020. Prazo vai até as 17h do dia 10 de setembro e a taxa é de R$ 155.

Inscreva-se no Vestibular 2019/2020

Os candidatos que desejam obter a isenção da taxa de inscrição devem comprovar não poder arcar com o valor, por meio da inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico ou possuir, cumulativamente, renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, além de ter cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada.

As solicitações de isenção deverão ser realizadas no Site da NC/UFPR de acordo com os prazos estabelecidos para cada modalidade:

  • CadÚnico: até 21 de agosto
  • Estudantes/renda: até 28 de agosto

O resultado da isenção será informado no dia 26 de agosto para os solicitantes do CadÚnico e no dia 6 de setembro para os estudantes. Os recursos serão recebidos em até 48h após a divulgação do resultado.

Vestibular

O processo seletivo da UFPR será aplicado em duas fases: a primeira no dia 27 de outubro e a segunda nos dias 24 e 25 de novembro.

Na primeira fase os candidatos deverão responder 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais sobre Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano), Português, Literatura Brasileira Filosofia e Sociologia.

Já na segunda fase os candidatos passarão pela Prova de Compreensão e Produção de Texto no primeiro dia e no segundo dia terão questões específicas para o curso escolhido.

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto, Design Gráfico e Música também terão provas de Habilidades Específicas no dia 25 de novembro.

Os locais de prova serão informados no dia 23 de outubro para a primeira fase e dia 20 de novembro para a segunda fase.

  • Obras Literárias

Para este processo seletivo a UFPR indicou a leitura das seguintes obras:

O Uraguai - Basílio da Gama
Últimos Cantos - Gonçalves Dias
Casa de Pensão - Aluísio de Azevedo
Clara dos Anjos - Lima Barreto
Sagarana - Guimarães Rosa
Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
Nove Noites - Bernardo Carvalho
Relato de um certo oriente - Miltom Hatoum

  • Matemática e Estatística

Para os candidatos ao curso de Matemática e Estatística haverá uma terceira fase. Poderão participar os candidatos que forem classificados nas provas da segunda fase da seleção até duas vezes o número de vagas oferecidas. A avaliação será aplicada em 2020, sendo o calendário específico informado 15 dias antes do início do primeiro semestre letivo. 

Resultado

Os classificados na primeira fase do vestibular serão conhecidos no dia 13 de novembro. O resultado final do processo seletivo será informado no dia 10 de janeiro de 2020.

Vagas

A oferta da UFPR é de 5.661 vagas. Das oportunidades, metade são destinadas aos candidatos cotistas de escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

As oportunidades são para graduações em Curitiba, Jandaia, Matinhos, Palotina, Pontal, Terra Roxa e Toledo.

Para mais informações acesse o Site da UFPR, consulte o edital e o Guia do Candidato.


Relacionados

Crédito: Marcos Solivan - Sucom UFPR
Fuvest abre inscrições do Vestibular 2020
A Fuvest abre nesta segunda-feira, 12 de agosto, o período de inscrição no Vestibular 2020 para mais de 8 mil vagas na USP. Período vai até 20 de setembro.
Notícias
Crédito: Marcos Solivan - Sucom UFPR
IFPR prorroga inscrições do Vestibular 2020
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) prorrogou até o dia 27 de agosto as inscrições para o Vestibular 2020. A taxa é de R$ 50 e pode ser paga até o dia 28.
Notícias
Crédito: Marcos Solivan - Sucom UFPR
O XIX Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná 2019 está com as inscrições abertas
O XIX Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná 2019 está com as inscrições abertas. Vagas são nas instituições públicas do Paraná.
Notícias
Crédito: Marcos Solivan - Sucom UFPR
Paraná: Unioeste abre inscrições do Vestibular 2020
No Paraná, a Unioeste abriu as inscrições para o Vestibular 2020. Oferta é de mais de 1,2 mil vagas e inscrições vão até 10 de outubro.
Notícias
Crédito: Marcos Solivan - Sucom UFPR
UEM abre inscrições do Vestibular de Verão e do Pas 2019
As inscrições do Vestibular de Verão e do Pas 2019 da UEM estão abertas. Candidatos podem se inscrever até 18 de setembro.
Notícias
Crédito: Marcos Solivan - Sucom UFPR
UEM divulga aprovados no Vestibular de Inverno 2019
A UEM divulgou hoje, 16 de agosto, a lista de aprovados no Vestibular de Inverno 2019. Universidade ofereceu mais de 1,4 mil vagas.
Notícias
Crédito: Marcos Solivan - Sucom UFPR
UENP (PR) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2020
As inscrições para o Vestibular 2020 da UENP estão abertas. Interessados têm até dia 6 de outubro para fazer o cadastro. Estão sendo oferecidas mais de mil vagas.
Notícias
Crédito: Marcos Solivan - Sucom UFPR
UFGD (MS) abre inscrições para o Vestibular 2020
A UFGD abriu nesta segunda-feira, 12 de agosto, o período de inscrição no Vestibular 2020. Prazo vai até 14 de outubro.
Notícias