Em uma decisão considerada ousada pela própria instituição, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) anunciou nesta quinta-feira, 25 de outubro, que a partir do Vestibular 2013 as vagas reservadas para candidatos beneficiados pela Lei das Cotas serão proporcionais ao percentual de estudantes matriculados no ensino médio na rede pública do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
De acordo com o Censo Escolar, em Santa Catarina 86% dos alunos estão matriculados no ensino médio em escolas públicas. Já no Rio Grande do Sul esse percentual sobe para 89%, enquanto que no Paraná 87% dos alunos estão na rede pública.
A UFF decidiu que também destinará 5% das vagas para alunos que cursaram parcialmente o ensino médio em colégio público, sendo que 4% incidirá sobre as vagas reservadas para a Lei das Cotas e 1% incidirá sobre as vagas da ampla concorrência. Segundo a UFFS, esse percentual (5%) é baseado no número dos candidatos do Vestibular 2012 que cursaram um ou dois anos do ensino médio na rede pública.
Deste modo, um curso com 50 vagas no Campus de Chapecó, por exemplo, terá 82% das vagas (41) reservadas para a Lei das Cotas, 13% (6) para a ampla concorrência e 5% (3) para candidatos que cursaram parcialmente o ensino médio em escolas públicas. Veja no infográfico abaixo como ficará a distribuição das vagas na UFFS:
Por Adriano Lesme