UERJ divulga datas das provas e obras literárias do Vestibular 2020

Seleção é constituída de dois Exames de Qualificação (EQ) e um Exame Discursivo (ED).
Em 09/01/2019 12h09 , atualizado em 15/01/2019 11h25 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: uerj
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) divulgou nesta quarta-feira, 9 de janeiro, as datas das provas dos Exames de Qualificação (EQ) e Discursivo (ED) do Vestibular Estadual 2020. As obras literárias para cada etapa da seleção também foram anunciadas pela instituição.

Confira sete sites para baixar livros sem pirataria

O primeiro Exame de Qualificação (EQ) está previsto para 9 de junho, enquanto o segundo é esperado para 15 de setembro. O Exame Discursivo, por sua vez, será realizado em 1º de dezembro

Obras Literárias

As obras literárias obrigatórias estão presentes nas provas objetivas de Português dos Exames de Qualificação. Já no Exame Discursivo, os livros serão cobrados em Língua Portuguesa e Literaturas e também na Redação. Confira:

  • 1º Exame de Qualificação - Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti
  • 2º Exame de Qualificação - Gota D’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes
  • Exame Discursivo (Língua Portuguesa e Literaturas) - Antes de Nascer o Mundo, de Mia Couto 
  • Exame Discursivo (Redação) - Vidas Secas, Graciliano Ramos

Veja também: 10 livros para ler nas férias do ensino médio

A professora Tatiana Nunes, docente de Língua Portuguesa e Produção Textual do Colégio Mopi, considera as escolhas das obras excelentes e "representativas de um sentimento, de um tempo e de um povo", afirma. Os livros trazem reflexões sobre a cultura e o povo brasileiro, nas obras de autores nacionais, além de dar a oportunidade de que o estudante conheça os aspectos sociais tratados na literatura africana do moçambicano Mia Couto, por exemplo. 

Vestibular

O Vestibular Estadual é realizado anualmente para o preenchimento de vagas nas UERJ e também no curso do Corpo de Bombeiros. Os candidatos têm a oportunidade de participar dos dois Exames de Qualificação e aproveitar a melhor nota para a classificação. Os classificados nas provas objetivas seguem para o Exame Discursivo, etapa em que a escolha pelo curso e modalidade de concorrência é feita. 

Mais informações no site da UERJ.


Relacionados

7 sites para baixar livros de graça e sem pirataria
Algumas obras que caem no vestibular podem ser disponibilizadas de graça na internet, mas sem pirataria. Saiba como encontrar e esses livros e economize nos materiais de estudo. Existem obras em domínio público, como as dos autores Machado de Assis, José de Alencar e Aluísio de Azevedo.
Dicas de Vestibular
Cederj (RJ) publica resultado do Vestibular 2019/1
A Fundação Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj/Cederj) publicou o resultado do Vestibular 2019/1 nesta terça-feira, 15 de janeiro. Os aprovados serão matriculados nos próximos dias 17 e 18, das 10h às 19h. 
Notícias
UERJ abre inscrições do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2020
UERJ abriu hoje (10) as inscrições do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2020. Prazo segue até 6 de maio.
Notícias
UERJ abre pedidos de isenção do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2020
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abriu o prazo para pedidos de isenção da taxa do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2020 nesta quarta-feira, 13 de março. Os interessados podem solicitar a gratuidade do valor até a próxima sexta-feira (15). 
Notícias
Veja 10 livros para ler nas férias do ensino médio
Aproveite as férias escolares para aprender lendo! Confira 10 livros que podem cair nos vestibulares e Enem, aumentando assim o seu repertório.
Notícias
Vestibular 2020: UERJ publica resultado da isenção do 1º Exame de Qualificação
A UERJ liberou hoje (9) o resultado da isenção do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2020. Inscrições vão de 10 de abril a 6 de maio.
Notícias