UERJ abre pedidos de isenção do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2020

Os interessados podem solicitar a gratuidade do valor até a próxima sexta-feira (15). 
Em 13/03/2019 08h49 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: uerj
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abriu o prazo para pedidos de isenção da taxa do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2020 nesta quarta-feira, 13 de março. Os interessados podem solicitar a gratuidade do valor até a próxima sexta-feira (15). 

Faça o pedido da isenção

A isenção é voltada para quem esteja no último ano do ensino médio, ou já tenha concluído os estudos, e tenha renda familiar mensal de até R$ 1.497,00. O pedido pode ser feito pela internet ou no campus Maracanã da UERJ, das 10h às 17h, no laboratório de informática. 

Todos os candidatos que solicitarem a isenção terão que enviar a documentação comprobatória descrita neste Edital para a UERJ, pelos Correios, até o dia 18 de março. 

Os isentos da taxa do 1º Exame de Qualificação serão conhecidos em 9 de abril. Os beneficiados com a gratuidade terão que se inscrever de forma normal, só não pagarão o valor de inscrição.

Vestibular da UERJ 2020

As inscrições do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2020 da UERJ serão recebidas de 10 de abril até 6 de maio. As provas objetivas serão aplicadas em 9 de junho

Candidatos que não fizerem o 1º EQ ou que desejarem aumentar a nota poderão se inscrever no 2º Exame de Qualificação. As inscrições serão recebidas de 16 de julho a 12 de agosto, contando com pedidos de isenção anteriormente, de 12 a 14 de junho. 

Os vestibulandos terão que alcançar aproveitamento mínimo de 40% em um dos Exames de Qualificação para que prossigam no Vestibular Estadual da UERJ. A etapa seguinte é o Exame Discursivo, o qual conta com questões dissertativas e redação, fase que será aplicada em 1º de dezembro

Obras literárias

A UERJ utiliza obras literárias diferentes para cada prova de seu Vestibular Estadual. Para esta edição, a leitura obrigatória é a seguinte:

1º Exame de Qualificação - Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti
2º Exame de Qualificação - Gota D’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes
Exame Discursivo (Língua Portuguesa e Literaturas) - Antes de Nascer o Mundo, de Mia Couto 
Exame Discursivo (Redação) - Vidas Secas, Graciliano Ramos

Mais informações no site da UERJ e pelo edital de isenção do Vestibular 2020.