Unesp: 1ª fase do Vestibular 2021 começa neste sábado

Provas serão aplicadas em dois dias e mais de 80 mil candidatos são esperados. Oferta da seletiva é de 7,6 mil vagas.
Em 30/01/2021 01h00 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/Unesp
Crédito: Divulgação/Unesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aplica neste sábado e domingo, 30 e 31 de janeiro, as provas da primeira fase do Vestibular 2021.

Por conta da pandemia de coronavírus, o formato deste vestibular foi alterado e, nesta fase, a aplicação será feita em dois dias para diminuir o número de candidatos presentes nos locais de aplicação.

Neste ano foram confirmadas 80.474 inscrições. Hoje será a prova para candidatos da área de Biológicas e, amanhã, para os candidatos de Exatas e Humanas.

Veja os locais de prova

Medidas de Biossegurança

A Unesp liberou nesta semana uma série de medidas de biossegurança para a aplicação das provas. As salas de prova terão ocupação máxima de 35% com, em média, 15 candidatos e distanciamento de 1,5 metro entre eles. Nos prédios, haverá pontos para higienização com álcool em gel e os candidatos devem usar, obrigatoriamente, máscara de proteção facial.

Mais: Veja todas as medidas de biossegurança

Os candidatos com sintomas ou diagnosticados com Covid-19 não devem comparecer ao vestibular. Eles não terão direito à reaplicação da prova, mas poderão solicitar o reembolso da taxa de inscrição apresentando atestado ou declaração médica.

Horário e documentos

O horário de chegada ocorrerá em grupos com intervalo de 30 minutos para evitar aglomerações, por isso, o candidato deverá chegar rigorosamente no período estabelecido na convocação. O uso de máscara de proteção facial é obrigatório. Os portões serão fechados às 14h e a prova terá duração de cinco horas.

Para a realização das provas o candidato deverá levar documento de identificação original com foto, caneta esferográfica com tinta preta, régua transparente, máscaras de proteção facial reserva e saco plástico para acondicionamento e/ou descarte de seu material de proteção utilizado.

Cidades de Aplicação

  • Estado de São Paulo: Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Jundiaí, Marília, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rosana, Santo André, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.
  • Distrito Federal e outros Estados: Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR e Uberlândia/MG.

Provas (1ª fase)

Nesta primeira fase a prova será composta por 90 questões objetivas, sendo 30 questões para cada uma das seguintes áreas: Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências Humanas (elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática).

Classificação e 2ª fase

A lista de classificados será liberada no dia 17 de fevereiro. A segunda fase será realizada no dia 28 de fevereiro e os candidatos terão apenas questões objetivas relativas ao curso escolhido e uma redação.

Mais: Veja as provas anteriores da Unesp

Habilidades Específicas (HE)

Entre os dias 22 de fevereiro a 2 de março os cursos de Arte Teatro, Artes Cênicas e Artes Visuais do Instituto de Artes de São Paulo terão provas de aptidão. Os cursos da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru farão os testes no dia 7 de março.

Os cursos de Licenciatura em Música e Música (Composição, Regência, Canto Erudito e Instrumentos) do Instituto de Artes de São Paulo terão provas de HE de 21 a 24 de fevereiro por meio de atividades on-line.

Vagas e Concorrência

Estão sendo oferecidas 7.630 vagas para a Unesp neste vestibular. Das oportunidades 3.801 são destinadas à ampla concorrência e 3.829 vagas para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP).

As vagas do sistema são reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dessas vagas, 35% serão destinadas aos candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas.

Os cursos mais concorridos da seletiva são Medicina, em Botucatu, com 310,7 candidatos por vaga; Psicologia, em Bauru, com 49,8 concorrentes pela vaga; Direito (matutino), em Franca, com 43,8 candidatos por vaga.

Veja a concorrência completa

Resultado

Os aprovados no Vestibular 2021 da Unesp serão conhecidos no dia 19 de março, a partir das 10h, e as matrículas serão recebidas até o dia 22. Novas chamadas serão feitas em 24 e 29 de março e 1º de abril. 

Para mais informações acesse o Site da Vunesp/Unesp ou consulte o Manual do Candidato.