Primeira fase do Vestibular 2019 do ITA acontece nesta sexta-feira (23)

As provas estão marcadas para as 13h30, mas a orientação é de que os vestibulandos cheguem com antecedência.
Em 23/11/2018 00h15 , atualizado em 23/11/2018 09h09 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: ita
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os mais de 10 mil estudantes inscritos no Vestibular 2019 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), participam da primeira fase nesta sexta-feira, dia 23 de novembro. A avaliação está marcada para às 13h30, mas vestibulandos devem chegar com antecedência mínima de uma hora.

Acesse o Cartão de Inscrição

As provas serão realizadas nas cidades de Belém, Natal, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Campinas, Ribeirão Preto, Campo Grande, Cuiabá, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Curitiba, São José do Rio Preto, Fortaleza, Salvador, Goiânia, São Luís, Juiz de Fora, São Paulo, Londrina, Teresina, Manaus e Vitória.

Os vestibulandos inscritos devem comparecer munidos de um documento de identidade, Cartão de Inscrição impresso e caneta de tinta azul ou preta fabricada em material transparente.

Veja também: Professores consideram vestibulares das Forças Armadas os mais difíceis do Brasil

Nessa etapa, as provas terão duração máxima de quatro horas e os estudantes deverão responder 60 questões objetivas de Física, Português, Inglês, Matemática e Química, sendo 12 questões cada disciplina. Esta é a primeira vez que o Exame de Escolaridade do ITA será realizado em duas etapas. Saiba mais sobre a mudança.

10 dicas para passar no Vestibular do ITA

Segunda fase

A previsão é de que no dia 29 de novembro, o ITA divulgue a lista de classificados para a segunda fase de seu vestibular. Neste caso, as provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 dezembro, compostas por 30 questões discursivas sobre Matemática, Química e Física, além de uma redação.

A relação de aprovados no Exame de Escolaridade e convocados para a Inspeção de Saúde deve sair no dia 21 de dezembro. A última etapa do vestibular será realizada entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2019, na sede do instituto em São José dos Campos.

Resultado e vagas

O ITA liberará o resultado final do Vestibular em 25 de janeiro de 2019. Esta lista terá o nome dos candidatos que estão aptos para as matrículas.

Nesta edição, o instituto adotou o uso de cotas raciais para o Vestibular, reservando 22 das 110 vagas oferecidas para candidatos negros. Saiba mais sobre as Cotas no ITA.

Das 110 vagas disponíveis, 85 são destinadas aos candidatos que não desejam seguir a carreira militar e as demais são para quem quer seguir na Aeronáutica. O ITA registrou 10.788 inscritos no Vestibular, sendo 4.271 optantes pela carreira militar; 4.719 que não optaram pela carreira militar e 1.798 treineiros.

Mais informações no site do Vestibular.