Cotas raciais são novidade do Vestibular 2019 do ITA (SP)

Reserva de 20% das vagas para candidatos negros segue determinação do STF.
Em 26/07/2018 18h03 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: ita
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Vestibular 2019 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos/SP, iniciará as inscrições em 1º de agosto com uma novidade: a reserva de 20% de suas vagas para candidatos negros. A adoção de cotas raciais segue determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para concursos das Forças Armadas. 

Veja também: Professores consideram vestibulares das Forças Armadas os mais difíceis do país

Das 110 vagas oferecidas para 2019, 22 serão destinadas aos candidatos que se autodeclararem negros. A avaliação será exclusivamente feita pelo fenótipo do participante e haverá uma comissão para avaliar os inscritos, sendo o procedimento filmado para eventuais recursos a serem apresentados pelos vestibulandos. 

Confira 10 dicas para passar no ITA

A determinação do STF tem base na Lei 12.990/2014. A legislação estabelece reserva para negros e pardos em vagas da Administração Pública Federal. Com isso, Força Aérea, Exército e Marinha terão que reservar parte de suas vagas para as cotas raciais em processos seletivos e concursos públicos. O acordo é resultado de uma ação civil pública que foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).  

Vestibular do ITA

Considerado por professores das áreas de exatas com um dos mais difíceis vestibulares do país, o Concurso de Admissão do ITA receberá inscrições de 1º de agosto até 15 de setembro. 

O resultado dos pedidos de isenção da taxa foi divulgado na tarde de ontem, 25 de julho. Os isentos terão que se inscrever normalmente no Vestibular 2019. 

Esta edição do Vestibular do ITA traz um novo formato: o seu Exame de Escolaridade passou de uma para duas fases. Confira:

  • 1ª fase (23 de novembro) - 60 questões objetivas de Física, Português, Inglês, Matemática e Química, com 12 questões cada disciplina;
  • 2ª fase (10 e 11 de dezembro) - 30 questões discursivas (Matemática, Química e Física) e uma redação. 

As obras literárias necessárias para o Vestibular são: 

- Senhora, de José de Alencar
- Quincas Borba, de Machado de Assis
- São Bernardo, de Graciliano Ramos

Veja também: Livros para ler nas férias!

Os aprovados no Exame de Escolaridade do ITA serão conhecidos em 21 de dezembro. Eles passarão, ainda, pela Inspeção de Saúde (IS). 

Mais informações no site do Vestibular do ITA.


Relacionados

A Carreira Militar
Cursos superiores na carreira militar oferecem oportunidade aos jovens de se tornarem desde oficiais do exército a engenheiros aeronáuticos.
Especial
ITA divulga lista de isentos do Vestibular 2019
O resultado dos pedidos de isenção no Vestibular 2019 do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, está disponível. As solicitações foram aceitas até dia 22 de junho.
Notícias
Professores consideram vestibulares das Forças Armadas os mais difíceis do Brasil
Professores consideram vestibulares das Forças Armadas os mais difíceis do Brasil. ITA e IME são escolas especializadas em Engenharias e exigem muito de seus candidatos nas seleções. A área de exatas é o foco dos institutos e requer muita preparação.
Notícias
Prova de redação do Vestibular do ITA vai ter peso de exatas
O Vestibular 2019 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está com inscrições abertas e, a partir desta edição, apresenta novidades. As principais mudanças foram anunciadas para o Exame de Escolaridade, que antes acontecia em etapa única, agora contará com duas fases.
Notícias
Vestibular 2019 do ITA abre inscrições com novo formato e adoção de cotas
O Vestibular 2019 do ITA teve suas inscrições abertas hoje (1º) com novo formato e adoção de cotas. Candidatos poderão se inscrever até o dia 15 de setembro. Das 110 vagas, 22 serão para cotistas negros.
Notícias
Último dia para pedidos de isenção no Vestibular 2019 do ITA
Esta sexta-feira, dia 22 de junho é o último dia para pedidos de isenção em seu Vestibular 2019 do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), de São Bernardo do Campo. O benefício deve ser requerido pela internet, no link abaixo.
Notícias