No Dia do Vestibulando, veja 10 dicas para arrasar em vestibulares e Enem

Neste dia 24 de maio, saiba o que é preciso para se dar bem nas provas
Em 24/05/2017 00h15 Por Lorraine Vilela Campos

Só você pode escolher a melhor forma de estudar e definir seus métodos de preparação
Só você pode escolher a melhor forma de estudar e definir seus métodos de preparação
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Se você é vestibulando, hoje é seu dia! O dia 24 de maio foi a data escolhida para homenagear esses estudantes que se preparam diariamente para o ingresso em universidades, em busca de um futuro promissor na profissão que almejam. 

A rotina de estudos para vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) muitas vezes é puxada e cansativa, mas adotar alguns hábitos pode amenizar o sofrimento pré-seleção. Pensando nisso, o Brasil Escola traz algumas dicas para que você se saia bem nessa jornada rumo ao ensino superior. Confira!

1) Olhe para dentro, se conheça: alguns estudam melhor em grupo, outros de forma individual, na própria casa. Existem aqueles que se jogam nos livros dia e noite e os que preferem reservar apenas um período do dia para reforçar o que foi visto em sala de aula. 

Por isso, o estudante precisa se conhecer, saber qual o melhor jeito de estudar e de que forma ele compreende melhor os conteúdos propostos pelos professores. Não há maneira correta e com 100% de sucesso para todos, cada um tem seu jeito. 

Faça um planejamento para ajudar nos estudos

2) Tenha controle do tempo: se a sua dificuldade é com a administração do tempo, procure organizar suas tarefas e revezar com os períodos de descanso e lazer. Se for o caso, estipule horas de estudo e faça um cronograma. Não deixe que a falta de tempo tome conta de você.


3) Não tenha medo de perguntar, foque nos assuntos em que tem mais dificuldade: se você tem dúvida em determinada disciplina, não se envergonhe em perguntar para o professor, buscar ajuda particular. O importante é tirar as incertezas para que o estudo flua tranquilamente, dando preparo em matérias que você acha mais fácil e também nas que considera mais difíceis. 

Uma boa saída para estudar é focar um período nas disciplinas que você encontra mais dificuldade, já que o vestibular, geralmente na primeira fase, e o Enem vão cobrar de você um conhecimento prévio em todas as áreas. 

4) Tenha repertório e mantenha-se atualizado: O Enem cobra muito o repertório do estudante. O exame avalia muito em sua redação a forma como o estudante desenvolve o tema, o que ele conhece do assunto tratado e se ele respeita os conceitos básicos dos Direitos Humanos.

5) Pratique: pegue provas anteriores dos principais vestibulares e do Enem e as refaça, depois compare com os gabaritos. Praticar ajuda a se familiarizar com os diferentes formatos de prova e lhe dá noção de tempo gasto em cada questão, auxilia na identificação do que você mais tem dificuldade e evita com que seja pego de surpresa no dia da seleção.

6) Faça simulados: assim como a resolução de provas, o simulado também ajuda na preparação para o Enem e demais vestibulares. E o melhor de tudo: o resultado sai na hora!

Simulados online são uma boa forma de treinar os seus conhecimentos

7) Exercite sua capacidade de interpretação, treine seu texto e conheça os diferentes tipos de redação: a redação é uma parte temida por muitos estudantes. A produção textual muda do Enem para vestibulares e, nos vestibulares, elas também podem ter as particularidades de cada universidade. 

Se a sua dificuldade envolve interpretar e escrever, separe um tempo para ler mais e escrever redações. No Brasil Escola, por exemplo, você tem a oportunidade de enviar o seu texto e ter a correção dele gratuitamente, sempre respeitando o tema proposto pelo corretor e os métodos de correção utilizados no Enem. 

8) Tire tempo para se cuidar: exercícios físicos são extremamente recomendados para o vestibulando. Existem atividades que auxiliam na concentração e no controle do nervosismo, como a yoga, assim como aquelas que ajudam na socialização, como é o caso dos esportes em grupo.

A prática de esportes melhora mente e corpo dos vestibulandos

9) Não troque o dia pela noite e tire um tempo para descansar: o sono noturno é fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente. Trocar o dia pela noite e abusar de bebidas que deixam a pessoa acordada por mais tempo podem prejudicar o andamento dos estudos e fazer mal à saúde do estudante. Chegar no dia da prova fraco e cansado trará prejuízos ao vestibulando.

10) Não esqueça que sua vida não se resume a uma prova: apesar de ser o foco do vestibulando, é importante que o jovem não se esqueça que é preciso descansar, se divertir, comer adequadamente e planejar outras coisas. A vida não é só uma prova, ela seguirá após o vestibular e o Enem e você precisa estar bem para isso.

É preciso equilibrar estudo e diversão para que a preparação para o Enem seja menos estressante

O Brasil Escola deseja a todos os vestibulandos e participantes do Enem sucesso nas provas! E para quem pretende entrar em uma universidade, mas não sabe que curso fazer, acesse nosso Guia de Profissões e fique por dentro das oportunidades do mercado.