As inscrições no Programa de Isenção da taxa do Vestibular 2016/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) foram prorrogadas. O prazo, que seria encerrado hoje, 6 de novembro, agora segue até dia 11.
O candidato que pretende obter a isenção deve, primeiramente, se inscrever no Vestibular. Além disso, é preciso imprimir, preencher e assinar o requerimento do benefício. A solicitação deve ser entregue junto à documentação comprobatória na instituição.
O benefício será concedido para candidatos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública, ou com bolsas integrais em colégios particular, além de possuirem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. O resultado da isenção será divulgado em 23 de novembro.
Vestibular
As inscrições do Vestibular seguem até 1º de dezembro e a taxa é de R$ 70. Os candidatos que optarem pelo aproveitamento da nota das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 devem informar tal decisão ao se inscreverem. A pontuação só serão aproveitada se o resultado for liberado até 4 de janeiro de 2016.
Provas
O Vestibular será realizado em 20 de dezembro, das 8h às 12h30, em Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.
As provas serão constituídas de 50 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Química, Física, Biologia e Matemática, além da Redação. Os locais de prova estarão disponíveis em 15 de dezembro.
A lista de pré-classificados para correção da redação será divulgada em 18 de janeiro. Já o resultado final está previsto para o dia 27 seguinte.
Serão preenchidas 690 vagas, das quais a metade é reservada para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Outras 684 serão oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Mais informações nos Editais.
Por Lorraine Vilela