Inscrições do Vestibular 2021 da Fuvest estão abertas

Por conta da pandemia, provas serão aplicadas apenas em 2021. Oferta é de mais de 8 mil vagas.
Em 31/08/2020 04h00 , atualizado em 31/08/2020 12h07 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/Fuvest
Crédito: Divulgação/Fuvest
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) abriu nesta segunda-feira, 31 de agosto, às 12h, as inscrições para o Vestibular 2021 da Universidade de São Paulo (USP). O prazo vai até as 12h do dia 23 de outubro e a taxa é de R$ 182.

Faça sua inscrição no Vestibular da Fuvest

A Fuvest também deve liberar em breve o resultado das solicitações de isenção e redução da taxa. O período para fazer o pedido foi ampliado e terminou no dia 24 de julho. A expectativa era que o resultado fosse liberado no dia 24 de agosto, mas a Fuvest não divulgou a lista de beneficiados nem a nova data.

Mais: Veja todas as informações sobre a isenção da Fuvest 2021

Vestibular 2021

Provas

O processo seletivo será realizado no mesmo formato dos anos anteriores e dividido em duas fases: a primeira será realizada em 10 de janeiro de 2021 e a segunda, de dois dias, em 21 e 22 de fevereiro. Veja como são divididas as provas:

  • Primeira fase

Prova com 90 questões objetivas, sendo algumas interdisciplinares, das disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

  • Segunda fase

Provas de conhecimentos específicos, com duas provas discursivas obrigatórias para todos os candidatos, divididas da seguinte forma:

Dia 1: Prova com 10 questões de Português, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura + uma prova de redação.

Dia 2: Prova com 12 questões, de duas a quatro disciplinas, dependendo do curso escolhido. Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma.

Habilidades Específicas

Para o curso de Música e Artes Cênicas também haverá a aplicação do teste de habilidades específicas.  Apenas nesta seletiva, por conta da pandemia de coronavírus, a avaliação será feita de forma on-line para os candidatos ao curso de Música, entre 23 e 27 de fevereiro. Para Artes Cênicas será entre 23 e 26 de fevereiro, presencialmente. Já o curso de Artes Visuais não exigirá esta prova no Vestibular 2021.

Obras Literárias

Para o Vestibular 2021 a Fuvest já havia divulgado a lista de obras de leitura obrigatória. Veja os nove livros exigidos:

  • Poemas Escolhidos – Gregório de Matos
  • Quincas Borba – Machado de Assis
  • Claro enigma – Carlos Drummond de Andrade
  • Angústia – Graciliano Ramos
  • A relíquia – Eça de Queirós
  • Mayombe – Pepetela
  • Campo Geral – Guimarães Rosa
  • Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho

Locais de Prova

As provas serão aplicadas em São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo.

Já no litoral e interior serão aplicadas em Araçatuba, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Resultado

O Manual do Candidato da Fuvest informou que a primeira chamada do Vestibular 2021 será divulgada no dia 19 de março e as matrículas serão recebidas até o dia 23 seguinte. Novas chamadas devem ser realizadas no dia 29 de março e 5 de abril.

Vagas

O Vestibular 2021 está oferecendo 8.242 vagas na USP., metade para estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas. Na reserva há percentual para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

A USP também vai oferecer para o próximo ano mais 2.905 vagas para a seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 como critério de seleção.

Mais: Veja as datas de aplicação do Enem 2020

CORONAVÍRUS

Apesar de a Fuvest não ter feito alterações no formato geral do Vestibular 2021 em consequência da pandemia do coronavírus, o cronograma foi modificado e algumas medidas de prevenção estão sendo preparadas para a aplicação da prova.

Entre as principais medidas, o uso de máscara será obrigatório na aplicação, exceto no momento do reconhecimento facial. Além disso, a Fuvest também informou que o processo seletivo ainda pode passar por alterações conforme as mudanças no cenário do país em relação ao combate do coronavírus.

Cronograma – Fuvest 2021

Inscrições: 31 de agosto a 23 de outubro
Local de prova (1ª fase): 14 de dezembro
Prova (1ª fase): 10 de janeiro de 2021
Resultado (1ª fase): 1º de fevereiro
Local de prova (2ª fase): 1º de fevereiro
Prova (2ª fase): 21 e 22 de fevereiro
Provas de Habilidades Específicas: 23 a 27 de fevereiro
Resultado final: 19 de março

Para mais informações acesse o Site da Fuvest ou consulte o Manual do Candidato.