A Universidade de São Paulo (USP) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por meio do Instituto de Pesquisas Energéticas (Ipen), informaram na segunda-feira, 28 de setembro, a criação do curso de Engenharia Nuclear.
O novo curso será uma habilitação em Energia Nuclear oferecida como composição dos cursos de graduação em Engenharia de Materiais e Engenharia Metalúrgica da Escola Politécnica (Poli). A duração do curso será de 5 anos e o período integral.
De acordo com Cláudio Geraldo Schön, coordenador do grupo responsável pela criação do curso, a nova habilitação terá muitas linhas de frente e visa preencher a demanda de profissionais da área no mercado de trabalho.
“O curso daqui da Poli será voltado para responder demandas do estado de São Paulo. A nossa preocupação é a produção, exploração e comercialização de materiais que serão usados nas usinas. O foco é no combustível nuclear. Isso não significa que não teremos disciplinas voltadas para reatores nucleares”, comentou Schön.
Mais: Saiba tudo sobre as áreas da Engenharia
Como ingressar no curso?
O ingresso no curso de Engenharia Nuclear poderá ser feito a partir do Vestibular 2021 da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Para o vestibular há uma oferta de 55 vagas nas habilitações para Engenharia de Materiais, Metalúrgica e Nuclear. Entre essas vagas, 10 serão destinadas à Energia Nuclear. As vagas do SiSU não foram informadas.
Quem desejar fazer o curso de Engenharia Nuclear poderá optar pela habilitação ao final do terceiro ano, com base nas notas obtidas nas disciplinas obrigatórias.
Como será o curso?
Com período integral e duração de cinco anos, a grade curricular do curso de Engenharia Nuclear conta com disciplinas de diversas áreas que envolvem a tecnologia nuclear, sendo mais de dez específicas da área nuclear.
A grade proposta para o curso conta com disciplinas como Física de Reatores Nucleares, Segurança de Instalações Nucleares, Gerenciamento de Rejeitos Radioativos e outras. Confira a abaixo a grade com todas as disciplinas:
O curso será voltado para o Ciclo do Combustível Nuclear em todas as etapas, desde a extração do minério de urânio, a fabricação de reatores nucleares, montagem, operação, até o gerenciamento de rejeitos radioativos.
Vestibular 2021
A Fuvest já abriu as inscrições do Vestibular 2021 da USP. O prazo vai até o dia 23 de outubro e a taxa é de R$ 182. As provas serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021 e a oferta é de mais de 8 mil vagas. Inscreva-se!
Para mais informações acesse o Site da USP.