USP lança curso de Engenharia Nuclear com vagas para o Vestibular 2021

Curso será integral, com duração de cinco anos. Primeira oferta será de 10 vagas no vestibular.
Em 29/09/2020 14h20 , atualizado em 29/09/2020 14h35 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/Fuvest
Crédito: Divulgação/Fuvest
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade de São Paulo (USP) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por meio do Instituto de Pesquisas Energéticas (Ipen), informaram na segunda-feira, 28 de setembro, a criação do curso de Engenharia Nuclear.

Conheça a USP

O novo curso será uma habilitação em Energia Nuclear oferecida como composição dos cursos de graduação em Engenharia de Materiais e Engenharia Metalúrgica da Escola Politécnica (Poli). A duração do curso será de 5 anos e o período integral.

De acordo com Cláudio Geraldo Schön, coordenador do grupo responsável pela criação do curso, a nova habilitação terá muitas linhas de frente e visa preencher a demanda de profissionais da área no mercado de trabalho.

“O curso daqui da Poli será voltado para responder demandas do estado de São Paulo. A nossa preocupação é a produção, exploração e comercialização de materiais que serão usados nas usinas. O foco é no combustível nuclear. Isso não significa que não teremos disciplinas voltadas para reatores nucleares”, comentou Schön.

Mais: Saiba tudo sobre as áreas da Engenharia

Como ingressar no curso?

O ingresso no curso de Engenharia Nuclear poderá ser feito a partir do Vestibular 2021 da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Para o vestibular há uma oferta de 55 vagas nas habilitações para Engenharia de Materiais, Metalúrgica e Nuclear. Entre essas vagas, 10 serão destinadas à Energia Nuclear. As vagas do SiSU não foram informadas.

Quem desejar fazer o curso de Engenharia Nuclear poderá optar pela habilitação ao final do terceiro ano, com base nas notas obtidas nas disciplinas obrigatórias.

Como será o curso?

Com período integral e duração de cinco anos, a grade curricular do curso de Engenharia Nuclear conta com disciplinas de diversas áreas que envolvem a tecnologia nuclear, sendo mais de dez específicas da área nuclear.

A grade proposta para o curso conta com disciplinas como Física de Reatores Nucleares, Segurança de Instalações Nucleares, Gerenciamento de Rejeitos Radioativos e outras. Confira a abaixo a grade com todas as disciplinas:

Reprodução/USP
(Clique na imagem para ampliar)

O curso será voltado para o Ciclo do Combustível Nuclear em todas as etapas, desde a extração do minério de urânio, a fabricação de reatores nucleares, montagem, operação, até o gerenciamento de rejeitos radioativos.

Vestibular 2021

A Fuvest já abriu as inscrições do Vestibular 2021 da USP. O prazo vai até o dia 23 de outubro e a taxa é de R$ 182. As provas serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021 e a oferta é de mais de 8 mil vagas. Inscreva-se!

Para mais informações acesse o Site da USP.