Dia do repórter: confira 7 filmes e séries para entender a profissão

Entre as produções, destaca-se Spotlight, segredos revelados, que ganhou o Oscar de melhor filme em 2017
Em 16/02/2023 00h10 Por Silvia Tancredi

Repórter com microfone em mãos
Repórter de televisão [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Dia do Repórter é comemorado hoje, 16 de fevereiro, no Brasil. A data valoriza o profissional que investiga, pesquisa, faz entrevistas e realiza notícias e reportagens sobre os mais diversos temas para a TV, impresso, rádio e internet.

Mas, como é o dia a dia da profissão de repórter? O profissional recebe do seu editor ou define ele mesmo uma pauta, que é o assunto de sua matéria. Em seguida, corre atrás de fontes (entrevistados) para que eles possam falar sobre o tema em questão. Além disso, o profissional levanta dados e números para enriquecer suas reportagens. 

Vale destacar que, para exercer a profissão de repórter, é necessário ser formado em Jornalismo. O curso tem duração de quatro anos e é oferecido na maioria das universidades brasileiras. 

Saiba mais sobre o curso de Jornalismo

Geralmente, o repórter trabalha em uma editoria específica, como, por exemplo, política, economia, esporte, cultura, educação, etc. Mas, hoje, há repórteres que escrevem sobre assuntos diversos. 

Nos últimos anos, o repórter tem se tornado cada vez mais multimídia, realizando matérias para as mais diferentes mídias, como, por exemplo, na internet. O profissional pode também fazer reportagens escritas ou faladas. Além disso, o repórter pode aparecer (vídeo para TV ou internet) ou somente dar voz à matéria (rádio ou podcast).

Antigamente, o repórter saia às ruas obrigatoriamente para conferir os fatos. Nos últimos anos, com a internet, nem sempre o profissional precisa sair da redação para realizar entrevistas e pesquisas. Os levantamentos podem ser feitos somente pela internet, desde que sejam de uma fonte confiável.

Filmes e séries para entender a profissão de repórter

Muitos filmes e séries contam com jornalistas. Mas, somente algumas produções possuem repórteres. Afinal, como diz a máxima "Todo repórter é jornalista, mas nem todo jornalista é repórter".

Nos longa-metragens e séries, o repórter costuma ter estas características: é curioso, determinado, responsável, persistente, competitivo e corajoso. Geralmente, também é visto na rua, apressado, e conversando com várias pessoas (fontes).

No Dia do Repórter, veja abaixo dicas de filmes e séries para conferir como é profissão:

Filmes

Spotlight: Segredos Revelados 

Vencedor do Óscar 2016 de melhor filme, Spotlight narra a investigação que a equipe do jornal The Boston Globe fez sobre os casos de pedofilia e abuso sexual cometidos por membros da arquidiocese católica de Boston. Essa investigação foi realizada no começo dos anos 2000 e rendeu à equipe do jornal o Prémio Pulitzer em 2003. 

Um fato importante do filme é que ele mostra que às vezes o jornalista precisa deixar de lado suas crenças e ideologias para divulgar a verdade. Também relata a influência da Igreja na imprensa e em outros setores, como o jurídico e o político.

Boa Noite e Boa Sorte 

Dirigido por George Clooney, Boa Noite e Boa Sorte é ambientado na década de 1950 e narra as denúncias de um âncora de TV contra um Senador da República que caçava comunistas. Diante do confronto com o político, Edward R. Morrow, que tem um programa diário na TV aberta, trava uma incansável batalha pela liberdade de expressão.

As reportagens exibidas pelo jornalista e sua equipe de repórteres põe em xeque as táticas usadas pelo governo para esfriar o movimento comunista que polarizou o mundo ao final da Segunda Guerra Mundial, se contrapondo ao capitalismo. Os debates e denúncias terminam na queda de Joseph McCarthy, principal alvo de Edward Morrow.

Premiado no Festival de Veneza em 2005, Boa Noite e Boa Sorte também foi indicado ao Oscar 2006 nas categorias de melhor filme e melhor roteiro, entre outras. Apesar de ter sido produzido na era da TV em cores, o filme opta pela estética do preto e branco, se aproximando da realidade em que se passa.

The Post – A Guerra Secreta

Indicado ao Oscar 2018 de melhor filme, com um elenco repleto de estrelas como Meryl Streep e Tom Hanks, The Post – A Guerra Secreta relata o dilema real que viveu o jornal The Washington Post no início da década de 70.

O jornal estava prestes a entrar na bolsa de valores, para atrair investidores e ganhar fôlego financeiro, quando vazaram dados secretos sobre a Guerra do Vietnã, nos quais mostravam que o governo americano havia mentido para a população. A divulgação desses dados colocaria o jornal nos tribunais e os donos poderiam ser presos, o que causaria um impacto financeiro negativo.

O filme é importante para o Jornalismo porque mostra o conflito de interesse entre os donos de jornais, editores e jornalistas, que têm o dever de informar a população, mas ao mesmo tempo dependem dos recursos financeiros.

Todos os Homens do Presidente 

O filme, de cunho histórico, se passa nos Estados Unidos no início da década de 70 e relata a investigação jornalística que culminou na renúncia do então presidente Richard Nixon. Pautado na realidade, o longa exibe cenas históricas combinadas com aquelas que foram gravadas por atores.

O roteiro destaca a história de Robert Woodward e Carl Bernstein, também repórteres do Washington Post, que se aventuram em uma série de pesquisas sobre a invasão no edifício Watergate, meses antes da reeleição de Nixon. No prédio funcionava o principal comitê de campanha dos Democratas, que tinham George McGovern como candidato a presidente. Logo suspeitou-se de espionagem política por parte dos republicanos.

Mesmo com a reeleição, os jornalistas se dedicaram a investigar o caso e descobriram o envolvimento do presidente, do FBI e da CIA no caso. O filme narra especialmente a saga desses dois profissionais que acabam se deparando com uma rede de espionagem e lavagem de dinheiro.

O Quarto Poder

Um repórter de televisão de meia idade (Dustin Hoffman) que já teve sucesso no passado é enviado para realizar a cobertura de museu de história natural quando presencia um segurança demitido pedindo seu emprego de volta. Como este não é atendido, ameaça a diretora da instituição com uma espingarda, mas acaba atingindo um colega do museu. Revoltado, o segurança faz vários reféns que estavam no museu, inclusive um grupo de crianças. O acontecimento ganha repercussão nacional.

Enquanto isso, o repórter entrevista o segurança e promete mostrar a sua história na televisão para que a opinião pública entenda e perdoe sua história. Entretanto, a história é manipulada pela imprensa.

Séries

The Bold Type

A série Bold Type mostra os bastidores de uma revista feminina nos Estados Unidos. A produção conta com três protagonistas: Jane, a jornalista; Sutton, a estilista, e Kat, a chefe de mídias sociais.

Jane é uma repórter obstinada e apaixonada pela sua profissão. Muitas das pautas sobre as quais escreve revelam o empoderamento feminino. Ao mesmo tempo que a série mostra a vida profissional da repórter, também revela o lado íntimo da jornalista.

The Newsroom

A série Newsroom mostra o dia a dia de repórteres em uma sala de redação de jornal de televisão. O local passa por alterações na parte técnica e acaba afetando o apresentador do programa.

Crédito da imagem:

[1] Shutterstock