Dia do Biomédico: entenda o que faz o profissional da Biomedicina

Profissional realiza pesquisas e análises de material humano para descobrir alterações no organismo e patologias (doenças)
Em 20/11/2023 15h29 , atualizado em 20/11/2023 16h14 Por Silvia Tancredi

Biomédico realiza análise de material humano
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Comemora-se hoje, 20 de novembro, o Dia Nacional do Biomédico. A data comemorativa foi definida no dia 3 de agosto de 2006, segundo a Lei nº 11.339.

Para atuar como biomédico, é necessário fazer o curso de graduação em Ciências Biomédicas ou Biomedicina, que normalmente tem duração de cinco anos. Grande parte das universidades federais e particulares oferecem a carreira.

É fundamental que o aluno tenha bastante interesse e conhecimento no corpo humano. Na parte profissional, o biomédico deve estar sempre atualizado com as novas técnicas de procedimentos e análises clínicas.

O biomédico realiza pesquisas e análises de material humano em laboratórios e em clínicas para descobrir alterações no organismo e patologias (doenças). Depois da investigação, o biomédico confecciona e assina laudos com os resultados.

Algumas pessoas acreditam que Biomedicina é parecido com o curso de Medicina, mas os biomédicos não atuam em contato direto com os pacientes, como os médicos.

O que faz um biomédico?

O Conselho Federal de Biomedicina (CFB), que regulamenta a profissão do Biomédico, explica que o biomédico é responsável pela identificação, classificação e estudo dos microrganismos causadores de enfermidades.

O profissional também desenvolve medicamentos e produz vacinas para combatê-las. Ele ainda faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças e análises gramatológicas para verificar contaminações em alimentos.

Veja abaixo outras atividades do biomédico:

  • Realização de exames que possibilitem o diagnóstico por imagem

  • Elucidação de crimes por meio de análises de tecidos na Polícia Federal

  • Realização de exames de biologia molecular

  • Pesquisa e desenvolvimento de produtos obtidos por biotecnologias

Como é o curso de Biomedicina?

O curso de Biomedicina prepara estudantes para trabalharem com pesquisas e diagnósticos sobre o funcionamento do organismo humano e suas alterações. Geralmente, o profissional atua na parte laboratorial, ou seja, por trás dos bastidores do atendimento aos pacientes. 

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), a carreira surgiu no Brasil em 1966. Antes disso, as atividades essenciais da área, como as laboratoriais, eram realizadas por médicos, farmacêuticos e bioquímicos

Desde que o curso foi implantado no país, algumas modificações curriculares foram realizadas. Normalmente, nos primeiros anos os alunos veem disciplinas mais básicas de cursos da área de Saúde, tais como Anatomia, Biologia Celular, Química, Biossegurança, Saúde Pública e Histologia e Embriologia.

Nos anos seguintes, os estudantes têm aulas mais voltadas à área de Biomedicina. Entre as disciplinas, destacam-se: Genética, Parasitologia, Epidemiologia, Microbiologia, Imunologia, Toxicologia e Hematologia

Como é o mercado de trabalho de Biomedicina?

Especialistas da área analisam que o mercado de trabalho para o biomédico é bem versátil. Normalmente, os profissionais atuam em laboratórios, sejam de análises, de pesquisa molecular, de manipulação etc.

Os profissionais podem trabalhar ainda em outros locais específicos da saúde humana, como hospitais, clínicas de imagens, clínicas de reprodução humana, de acupuntura, de oncologia e de reprodução humana, bancos de sangue e laboratórios químicos e farmacêuticos.

Os biomédicos também podem ingressar no mercado de trabalho em locais que não são da área de saúde, tais como indústrias biológicas e indústria de alimentos e bioderivados. Nesse caso, eles realizam análises de alimentos, físico-químicas e do metabolismo dos microrganismos de interesse na tecnologia de alimentos.

Uma outra opção profissional é seguir carreira acadêmica em instituições de ensino, ministrando aulas para graduação e pós-graduação. Os profissionais também podem realizar pesquisas científicas nas universidades. 

Os biomédicos também podem seguir carreira no setor público. Para isso, é necessário que eles sejam aprovados em concursos públicos. Há concursos para secretarias de saúde, vigilância sanitária e centros de saúde e de epidemiologia, por exemplo.

Leia também: qual a diferença entre Biologia e Biomedicina?