Dia do Músico: conheça o curso e a profissão

Profissionais que trabalham na área de música contam como é a rotina e os desafios da carreira
Em 22/11/2023 14h16 , atualizado em 22/11/2023 14h50 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Comemora-se hoje, 22 de novembro, o Dia do Músico. A data, que homenageia os profissionais que trabalham na área de Música, também desperta reflexões acerca da carreira e dos desafios da profissão.

A origem do Dia do Músico está ligada ao Dia de Santa Cecília, uma santa da Igreja Católica que é considerada a padroeira dos músicos. 

O músico ou a musicista pode ter formação superior no curso de Música ou formação profissional, ou seja, quando atua na área mesmo sem ter feito um curso de graduação específico em Música.

Para se dar bem tanto no curso de Música quanto na carreira, é necessário ser sensível, detalhista, disciplinado e organizado, segundo profissionais que atuam como músicos.

Como é a profissão de músico?

A profissão de músico é muito abrangente. Os profissionais, por exemplo, podem atuar na área prática da carreira, como cantores ou tocando algum instrumento, como violão, guitarra, baixo, bateria e outros.

Nesse caso, o músico trabalha em restaurantes, bares, boates, pubs e outros locais que oferecem lazer e entretenimento. Também é possível atuar em orquestras, rádios, estúdios de gravação, produtoras, clubes e Organizações Não Governamentais (ONGs).

O músico pode atuar ainda como professor em escolas de ensino infantil e fundamental, escolas específicas de música, conservatórios etc. Nesse caso, é indicado que o profissional tenha feito o curso de licenciatura em Música.

Outra forma de atuação para o músico é o desenvolvimento de trilhas sonoras para documentários e filmes e jingles para peças publicitárias. Por fim, profissionais da área de Música também podem atuar prestando consultoria na área musical.

Atualmente, muitos músicos têm recorrido às redes sociais para a divulgação dos seus trabalhos. Por isso, um bom conhecimento de comunicação e marketing digital pode ajudar na carreira.          

Profissão de músico na prática 

Dois profissionais da Música que atuam na área há mais de dez anos comentam como é o dia a dia da profissão de músico e revelam, também, os principais desafios.

Fazer música por amor

Luiz Fernando é bacharel em Música pela UFG

Luiz Fernando Carvalho graduou-se em Bacharelado em Música com Habilitação em Regência pela EMAC (Escola de Música e Artes Cênicas) da Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2022, mas trabalha profissionalmente como músico há 11 anos. Ele é corista na Orquestra Sinfônica de Goiânia desde 2012. 

O profissional comenta que a rotina da profissão de músico é extremamente exigente. "Um músico, mesmo depois de formado, não pode se dar ao luxo de parar de estudar. E, infelizmente, ainda assim a valorização é mínima", admite.

Na opinião do profissional, o maior desafio do músico é a desvalorização da profissão. "Estudar algo que gostamos, ainda que incessantemente, pelo resto da vida, não é nada comparado ao descaso da parte de quem realmente pode mudar essa realidade", analisa.

Carvalho também comenta que o salário do músico costuma ser baixo. Por isso, ele reforça que é necessário que os graduados em Música também tenham outras fontes de renda, seja lecionando, fazendo eventos particulares, ou até mesmo atuando em outras profissões.

"A dica para quem quer estudar música e seguir carreira profissional é: se perguntem se vocês realmente têm estrutura, especialmente psicológica, para lidar com isso. É lindo levar a arte ao mundo e tentar mudá-lo através dela. É indescritível a sensação de estar num palco sendo aplaudido pela plateia após uma performance de sucesso. Se quiserem fazer música, por amor, façam. Por outros motivos, repensem muito bem"

Luiz Fernando Carvalho

 

Busque e crie oportunidades

Edu Moraes é cantor e guitarrista

Edu Moraes, cantor e guitarrista, trabalha como músico há 19 anos. O profissional faz parte de bandas de rock que se apresentam em casas noturnas, como bares e pubs, e eventos. O vocalista canta músicas de várias grupos, como Metallica e Foo Fighters, por exemplo. 

O profissional revela que a rotina de profissão de músico é composta por basicamente dormir pouco e trabalhar muito. Mas, de acordo com ele, ser músico é ter os melhores momentos da vida no palco fazendo o que mais gosta.

Na opinião de Moraes, o principal desafio de seguir a profissão de músico é manter o foco e não se abalar pelos problemas. "Infelizmente a arte tem esse estigma de nao ser valorizada e cabe a você levantar e lutar por isso. É dificil, mas totalmente possivel", acredita.

Para os estudantes que querem seguir a carreira de músico, Edu Moraes dá a dica:

"Se você quer ser músico, a dica é, primeiramente, estudar e estar preparado para as oportunidades que surgirem. Mas principalmente cabe a cada um buscar e criar essas oportunidades. Quem manda na sua carreira é você mesmo"

Edu Moraes

Como é o curso de Música?

O curso de Música é oferecido em universidades de todo o Brasil, principalmente públicas. Nos primeiros anos, os alunos veem disciplinas mais básicas, como Antropologia, Sociologia, História da Arte e Comunicação e Expressão. A partir do segundo ano, os estudantes têm aulas de matérias mais específicas e práticas.

A grade curricular vai depender da habilitação do curso. No entanto, algumas disciplinas são comuns a todas as habilitações, como, por exemplo, história musical, música brasileira, música contemporânea, acústica, percepção músical e outras.                                             

Diferença entre bacharelado e licenciatura em Música

Na hora de inscrição no vestibular de Música, o estudante precisa escolher entre a modalidade de bacharelado ou de licenciatura. Confira as diferenças:

Música bacharelado

O curso de bacharelado em Música forma profissionais para atuarem na parte prática da carreira. Os graduados trabalham como músicos, artistas, intérpretes, compositores, instrumentistas etc.

Música licenciatura

O curso de licenciatura em Música é voltado à formação de professores de música, os quais devem criar, propor, desenvolver e ensinar atividades ligadas à área. Os professores podem dar aulas teóricas e práticas, de canto ou de algum instrumento.

Cada instituição de ensino tem autonomia para estruturar suas graduações. A Universidade Federal de Goiás (UFG), por exemplo, oferece três habilitações no curso de licenciatura em Música: Educação Musical, Ensino do Instrumento Musical e Ensino do Canto.

Tanto no curso de bacharelado quanto de licenciatura em Música a aluno pode concluir apenas o curso de graduação ou seguir para as próximas etapas, como mestrado e doutorado.  

Saiba mais sobre o curso de Música