Dia da Engenharia: conheça diferenças entre cursos de engenharias

Atualmente, há mais de 20 opções de cursos de graduação em Engenharia
Em 10/04/2023 00h10 , atualizado em 12/04/2023 11h30 Por Silvia Tancredi

Dia da Engenharia
Engenharia é área que tem mais opções de cursos de graduação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Comemora-se hoje, 10 de abril, o Dia da Engenharia. Considerada uma das carreiras mais tradicionais, a área abrange mais de 20 cursos de engenharia.

Nos vestibulares e no SiSU, que usa as notas do Enem, alguns cursos de Engenharia aparecem entre os mais procurados. Nos últimos anos, as engenharias ligadas à tecnologia, como Engenharia da Computação e Engenharia de Software, estão entre as mais concorridas.

Para você, estudante, que gosta da área de exatas e, especialmente, de Engenharia, listamos as principais carreiras da área, qual é o perfil desejado, como são os cursos de graduação e como é o mercado de trabalho. Mostramos, ainda, depoimentos de alguns profissionais que trabalham na área.

Veja abaixo os diferentes cursos da área de Engenharia:

Engenharia Civil

Perfil

Quem deseja cursar Engenharia Civil precisa gostar bastante de números e cálculos, já que a graduação é composta majoritariamente por disciplinas do ramo das ciências exatas. Saber lidar com planejamentos, ser proativo e ter espírito de liderança são características também importantes para o engenheiro. 

O curso

A formação básica tem disciplinas como matemática, física, química e suas ramificações; resistência dos materiais; mecânica dos fluídos; teoria de estruturas e eletrotécnica; computação. Já as disciplinas específicas ou profissionalizantes incluem estruturas de concreto, aço e madeira; sistemas prediais; saneamento, recursos hídricos, materiais e técnicas de construção, obras de terra, projetos de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

O mercado de trabalho

O estudante graduado em Engenharia Civil pode trabalhar em diversas áreas. Entre as principais, destacam-se: construção Civil, saneamento, Infraestrutura e Transporte (Rodovia e Transportes),Estruturas e Fundações (Cálculo Estrutural), Hidráulica e Geotecnia.

Depoimento de uma profissional

Denise Vaz de Campos formou-se em Engenharia Civil na Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua na área há mais de 20 anos, em escritório próprio.

"Trabalho com projetos de geotécnicos. Na maior parte do tempo, estou no escritório e, de vez em quando, vou na obra verificar uma situação ou orientar a equipe de execução. Meus projetos são os primeiros a serem executados na obra, então geralmente o cliente tem  pressa de ser entregue. Faço muitos cálculos comparando a melhor solução técnica x econômica. Na entrega de um projeto, a sensação de finalizar, desvendar uma solução, às vezes fácil e outra mais complexa, é gratificante. Saber que as pessoas estão vivendo naquele espaço que você participou é muito acolhedor".

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Civil

Denise é engenheira civil

Engenharia de Computação

Perfil

Para se dar bem no curso de Engenharia da Computação, é importante que o estudante tenha características como: gostar de trabalhar com números, interesssar-se por tecnologia, não ter preguiça de estudar e saber trabalhar em equipe.

O curso

É um curso com base em Matemática, Física, Computação e Eletrônica. Em geral, a grade curricular se divide em disciplinas comuns aos cursos de engenharia e matérias específicas da computação, tais como software de Sistemas Computacionais, Tecnologia de Programação, Inteligência Artificial, Engenharia de Software, etc.

O mercado de trabalho

O engenheiro de computação pode trabalhar em locais como empresas de tecnologia, órgãos públicos, indústrias (telecomunicações, automobilística, farmacêutica), bancos, empresas de comércio eletrônico, institutos de pesquisa e universidades. 

Depoimento de um profissional

Felipe Palmeira, graduado em Engenharia da Computação na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) há 2 anos, atua na área de Engenharia de Software.

"O engenheiro de computação atua em soluções a nível de hardware, porém também atua em diversas áreas, como programação, banco de dados, redes, sistemas operacionais, inteligência artificial, segurança da informação, robótica, automação, entre outras. Como experiência própria, posso dizer que é uma área extremamente abrangente e complexa. A pessoa que decide entrar para essa área deve entender que ela não pode parar de estudar e que ela nunca vai saber de tudo. Então, é preciso ter paciência e resiliência, pois o mercado se atualiza rápido e a tendência é acelerar".

Veja todas as informações sobre o curso de Engenharia de Computação

Felipe Palmeira é formado em Engenharia de Computação

Engenharia de Alimentos

Perfil

É importante que o estudante seja detalhista, responsável, goste de cálculo e tenha amplo interesse em alimentos.

O curso

A grade curricular da graduação em Engenharia de Alimentos é extensa, dando ao futuro profissional um conhecimento amplo dos processos de produção, conservação e distribuição de produtos alimentícios. O início do curso é formado por disciplinas básicas, como as que envolvem Cálculo, Química, Física e Biologia. Depois, os estudantes veem matérias mais específicas.

O mercado de trabalho

As indústrias alimentícias são as principais contratantes do engenheiro de alimentos. Porém, ele também pode atuar em órgãos públicos com fiscalização e inspeção, empresas de consultoria e na venda de produtos e insumos para as indústrias alimentícias. Uma outra possibilidade é seguir a carreira acadêmica, como pesquisador e professor.

Depoimento de uma profissional

Roberta Ferreira Soares de Almeida graduou-se na PUC Goiás. Trabalha há 16 anos na área e, hoje, atua na área da panificação, sendo sócia proprietária e responsável técnica da Dona Fia Alimentos.

"Como responsável técnica eu atuo na elaboração de layout e fluxo de processo pra evitar contaminação cruzada na linha de produção. O processo inicia na compra de matéria prima, produtos de limpeza e embalagem onde selecionamos os fornecedores para garantir a rastreabilidade dos produtos.  Após a seleção faz-se as compras e controla-se o estoque. São feitos controles de boas práticas de fabricação e procedimentos operacionais padrões pra garantir a qualidade dos produtos para que o consumidor tenha sua segurança alimentar garantida nas padarias das redes de supermercados onde estes serão finalizados na padaria e expostos nas mesas de auto atendimento sob temperatura controlada até o consumo final".

Leia mais sobre o curso de Engenharia de Alimentos

Roberta Ferreira é engenheira de alimentos e atua na área de panificação

Engenharia da Produção

Perfil

Ser responsável, organizado, detalhista, com visão geral e gostar de administrar são algumas das características esperadas do engenheiro de produção.

O curso

A graduação em Engenharia de Produção tem duração de, aproximadamente, cinco anos. Quando o estudante ingressa no curso, os dois primeiros anos são compostos pelo ciclo básico dos cursos de engenharia. Nessa primeira parte eles estudam as disciplinas como Matemática, Cálculo, Física e da área de exatas. Depois, os alunos veem disciplinas específicas da área.

O mercado de trabalho

Na maioria das vezes o engenheiro de produção trabalha em indústrias, que podem ser de eletrodomésticos, de máquinas e equipamentos, automóveis, entre outras. Nos últimos anos, têm crescido a procura por esses profissionais em áreas de consultoria e finanças, pois os engenheiros de produção também estudam estatística e economia na faculdade.

Depoimento de um profissional

Felipe Santos (26) se formou em Engenharia de Produção e atua na área há três anos. Ele conta que o engenheiro dessa área atua principalmente no campo industrial com a estruturação e validação do processo produtivo. 

"Tendo em vista que a indústria é uma entidade de transformação em que entram matérias primas e saem produtos acabados, o engenheiro de produção é responsável pelo acompanhamento de acordo com a sequência que foi definida no processo produtivo"

Confira mais informações sobre o curso de Engenharia de Produção

No vídeo abaixo, Felipe fala sobre o que faz o profissional formado em Engenharia de Produção: 

Engenharia Ambiental

O curso

O curso de Engenharia Ambiental é ministrado em cinco anos. Primeiro, os alunos veem disciplinas gerais, como física, matemática, biologia, ecologia, geologia e hidrologia. Nos anos seguintes, há aulas de disciplinas mais específicas como hidráulica ambiental, impactos ambientais, preservação do solo, etc.

O mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o engenheiro ambiental é próspero, sobretudo pela obrigatoriedade legal de proteção do meio ambiente, tais como estudo e relatório de impacto ambiental. Obras têm buscado o profissional para tratar recursos reutilizáveis, bem como conter a poluição.

Depoimento de um profissional

Artur Henrique da Silva Faria é formado em Engenharia Ambiental há seis anos e atua na área durante o mesmo período. Trabalha em um indústria de laticínios.

"Sou supervisor de meio ambiente, atuo nas renovações de licenças ambientais, outorgas de uso de água, responsável pelo tratamento de água e efluentes industriais, destinação de resíduos perigosos (pilhas, baterias, óleos e graxas, lixo eletrônico), coleta e destinação de materiais para reciclagem (papelão, plástico e embalagens tetrapak). Atuo também na melhoria contínua desses setores, buscando inovações de processo e equipamentos".

Saiba mais detalhes sobre o curso de Engenharia Ambiental

Artur Henrique é engenheiro ambiental

Outros cursos de Engenharias

Além das carreiras citadas acima, há outras opções de cursos de Engenharias. Veja abaixo se algum deles é sua cara:

  • Engenharia de software

  • Engenharia mecânica

  • Engenharia Acústica

  • Engenharia Aeroespacial

  • Engenharia Aeronáutica

  • Engenharia Agrícola

  • Engenharia Biomédica

  • Engenharia Cartográfica

  • Engenharia de Materiais

  • Engenharia de Minas

  • Engenharia de Pesca

  • Engenharia de Petróleo e Gás

  • Engenharia de Robôs

  • Engenharia Eletrônica

  • Engenharia Física

  • Engenharia Florestal

  • Engenharia Hídrica

  • Engenharia Industrial Mecânica

  • Engenharia Mecatrônica

  • Engenharia Metalúrgica

  • Engenharia Naval

  • Engenharia Nuclear

  • Engenharia Química

  • Engenharia Sanitária

  • Engenharia Têxtil


Relacionados

Dia da Engenharia
Dia do Engenheiro: confira como são as áreas da Engenharia
Comemora-se hoje, 11 de dezembro, o Dia do Engenheiro. Conheça as diferentes áreas da Engenharia e o mercado de trabalho.
Notícias
Dia da Engenharia
Dia do Programador: veja cursos para trabalhar com programação
Comemora-se hoje o Dia do Programador. A profissão é uma das mais requisitadas e, para atuar na área, é necessário ter feito um curso na área de computação.
Notícias
Dia da Engenharia
Engenharia Ambiental
É o profissional de Engenharia Ambiental que projeta tecnologias para evitar que o meio ambiente sofra danos causados pelo ser humano.
Guia de Profissões
Dia da Engenharia
Engenharia Civil
Conheça o curso de Engenharia Civil e a profissão de engenheiro civil. As faculdades, as áreas de atuação, o mercado, salário e exigências da profissão.
Guia de Profissões
Dia da Engenharia
Engenharia Química
Conheça o curso de Engenharia Química, saiba quais são as competências do profissional e como é o mercado de trabalho e o salário do engenheiro químico.
Guia de Profissões
Dia da Engenharia
Engenharia de Alimentos
Conheça o curso de Engenharia de Alimentos, como é a faculdade e as disciplinas. Saiba como é a profissão de engenheiro de alimentos e quanto ganha.
Guia de Profissões
Dia da Engenharia
ITA e IME 2024: como foram os vestibulares militares em 2023?
Os resultados do ITA e do IME 2024 foram divulgados. Confira o que alunos aprovados têm a dizer sobre o processo seletivo.
Notícias
Dia da Engenharia
UFGD Vestibular 2023/2 via Enem: inscrições estão abertas
A UFGD, no Mato Grosso do Sul, inscreve de hoje (23) até a próxima sexta-feira, 26 de maio, para o Vestibular 2023/2 pelas notas do Enem.
Notícias