Em 03/12/2007 12h58 , atualizado em 21/10/2020 09h10

Engenharia Química

Guia de Profissões

Engenheiro Químico está presente em todo o processo de produção em indústrias de diversos setores Por Lorraine Vilela Campos
Indústria farmacêutica é um dos ramos de atuação do engenheiro química
Indústria farmacêutica é um dos ramos de atuação do engenheiro química
PUBLICIDADE

A Engenharia Química é responsável pela otimização dos processos industriais para a obtenção de produtos de áreas como indústria alimentícia, de medicamentos, petrolífera e petroquímica, automotiva, mobiliários e eletrodomésticos, confecção e vestuário, aeronáutica etc.

Veja também: Qual Engenharia é a minha cara?

O engenheiro químico costuma extrair a matéria-prima do ambiente e transformá-la em produtos químicos que serão utilizados nos diferentes setores da indústria, além de testá-los para saber se podem ser comercializados. São resultado da produção materiais como tintas, plásticos, tecidos e papel, por exemplo.

O profissional da Engenharia Química está presente durante todo o processo de um produto, garantindo a segurança operacional e a qualidade do material produzido, o correto uso de sua aplicação, o menor impacto ambiental possível e a forma como será apresentado ao mercado. 

O engenheiro químico trabalha em conjunto com outras profissões, por isso, uma característica exigida é saber trabalhar em equipe. Estar atualizado e aberto para pesquisa também é importante, já que a Engenharia Química exige habilidades além do conhecimento em química e física, uma vez que estará presente na parte de comunicação e marketing, por exemplo. 

Diferença entre Engenharia Química e Química

É comum a confusão entre a Química e a Engenharia Química. Apesar de ambas as profissões trabalharem com as transformações químicas em sua rotina, o químico industrial foca sua atividade no produto, já o engenheiro químico está envolvido no processo para se chegar ao produto desejado. 

Quer um exemplo? Enquanto o químico trabalha com a análise da composição do óleo de soja, o engenheiro é o responsável por acompanhar a extração da soja, o controle de qualidade dos grãos, o processo de transformação da matéria-prima no óleo e se o produto cumpre sua função. 

O curso

O curso de Engenharia Química é um bacharelado com duração de cinco anos, os quais costumam ser divididos em 10 períodos/semestres. Ele tem como disciplinas de base Física, Química, Matemática e Computação, matérias comuns a outras modalidades de Engenharia. 

Confira: Profissões para quem gosta de matemática

A graduação tem matérias teóricas e práticas. Além das disciplinas de base citadas anteriormente, o curso de Engenharia Química possui em sua grade:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Fundamentos de Ciências Exatas (Matemática e Física Mecânica)
  • Introdução a Engenharia
  • Cálculo (diversos níveis)
  • Geometria Analítica e Álgebra Linear
  • Físico Química
  • Química Geral
  • Química Orgânica
  • Química Inorgânica
  • Química Analítica
  • Desenvolvimento Humano e Social
  • Transferência de Massa
  • Ciência dos Materiais
  • Mecânica dos Sólidos e Fluidos
  • Termodinâmica
  • Ondas e Calor
  • Algoritmos e Programação
  • Engenharia Bioquímica
  • Cinética e Reatores Heterogêneos
  • Análise de Risco na Indústria
  • Projetos Industriais

Estágio

O curso de Engenharia Química tem estágio supervisionado como parte de sua grade acadêmica. Estagiar nos diferentes ramos da profissão permite conhecer na prática como é o mercado de trabalho e agrega ao currículo do estudante. 

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o engenheiro químico é bem amplo e variado. As principais oportunidades estão na indústria, nos mais diferentes setores, como papel e celulose, cosméticos, de alimentos e bebidas, produtos de limpeza e materiais de construção, mas também há a possibilidade de trabalho em pesquisa, por exemplo. 

No Brasil, a indústria petrolífera é forte e, por isso, chama a atenção dos profissionais, sendo a principal referência a Petrobrás. No entanto, várias outras áreas têm boas oportunidades para os engenheiros químicos, como é o caso da indústria farmacêutica, também bastante presente em território nacional. 

Salário

A média salarial de um engenheiro químico é de quase R$ 5.850, de acordo com a agência Catho. A remuneração muda conforme vários fatores, tais como o tipo de indústria, tempo de experiência e de trabalho, localização da empresa.

Instituições de Ensino

Algumas das principais instituições que oferecem a graduação em Engenharia Química:

Região Centro-Oeste
Goiás:
UFG

Região Sudeste
Espírito Santo: Facha-ES (Aracruz/ES), UFES (São Mateus/ES)

Minas Gerais; UFMG, UFV, UFU
Rio de Janeiro; UFRJ (RJ), UFRRJ (Seropédica/RJ), UFF, IME, PUC-RJ, UERJ
São Paulo; Unicamp, USP (Lorena/SP), UFSCar, Unifesp (Diadema/SP), Unisanta (Santos/SP), Facs. Oswaldo Cruz

Região Nordeste
Alagoas: UFAL
Bahia: UFBA
Ceará: UFC
Maranhão: UFMA
Paraíba: UFCG
Pernambuco: UFPE
Rio Grande do Norte: UFRN
Sergipe: FPD (Aracaju/SE), UFS (São Cristóvão/SE).

Região Norte
Amazonas: UFAM (Manaus), UEA (Manaus), Ceulm-Ulbra (Manaus)
Pará: UFPA

Região Sul
Paraná: UFPR, UTFPR (Ponta Grossa), PUCPR, Unioeste (Toledo/PR), UEM, Pitágoras de Londrina, FATEB (Telêmaco Borba)
Rio Grande do Sul: PUCRS, UFRGS, Unipampa (Bagé), Ulbra (Canoas), UCS, UFSM, Furg (Rio Grande).
Santa Catarina: UFSC, Unisul (Tubarão/SC), Unesc-SC (Criciúma/SC).

Artigos Relacionados
Saiba qual a diferença entre Química, Engenharia Química e Química Industrial, como são os cursos e o mercado de trabalho.
Conheça o curso de Engenharia Nuclear, saiba como é a profissão de engenheiro nuclear, o mercado de trabalho, áreas de atuação e salário.
Inscritos no Vestibular 2018 do IME fazem nesta quinta-feira, 12 de outubro, às 13h30, a primeira fase do Exame Intelectual.
Resultado provisório do incentivo de 10% será liberado nesta sexta-feira, dia 29.
Farmácia é a área de formação acadêmica do farmacêutico, profissional com amplo conhecimento químico e biológico.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES