Whatsapp
Em 03/12/2007 01h52 , atualizado em 16/03/2021 16h37

Engenharia de Produção

Guia de Profissões

Engenheiro de produção atua em processos de produção de novos produtos para o mercado. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

Trabalhar no processo de produção de qualquer tipo de produto é uma tarefa que exige planejamento, muita atenção e um perfil dinâmico, com capacidade para lidar com problemas em áreas distintas e resolvê-los da melhor forma possível. Essas são algumas das características do profissional da Engenharia de Produção

Os engenheiros de produção lidam com todo o processo que envolve a criação de um produto, seja ele alimentício, cosmético, eletrônico, automobilístico e muitos outros que estão no mercado.

Nem sempre o engenheiro de produção é especificamente a pessoa que cria o produto, mas a que faz parte do seu processo de fabricação. Ou seja, a partir do momento que uma empresa decide lançar um produto, esse engenheiro entra em ação para planejar seu processo de fabricação dentro das exigências da sua área de trabalho. Por isso, esse profissional deve ter habilidade para lidar desde a parte que envolve os recursos humanos e exigências técnicas até a distribuição para o consumidor.

Essa importante área de trabalho concentra os profissionais que atuam, em sua grande maioria, dentro de empresas e indústrias que desenvolvem produtos.

Leia também: Qual engenharia é a minha cara?

Curso

A graduação em Engenharia de Produção tem duração de, aproximadamente, cinco anos. Quando o estudante ingressa no curso, os dois primeiros anos são compostos pelo ciclo básico dos cursos de engenharia. Nessa primeira parte eles estudam as disciplinas como Matemática, Cálculo, Física e da área de exatas.

Somente a partir do terceiro ano que o universitário começa a estudar as áreas específicas da Engenharia de Produção. Na etapa são inseridas as disciplinas nas áreas de gestão de custos, produção, projetos, fabricação etc. No último ano de curso, o quase engenheiro, realiza o período de estágio e deve elaborar seu Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, com algum tema de sua preferência relacionado com sua futura profissão.

Veja exemplos de disciplinas do curso de Engenharia de Produção:

1º ano
Física I e II
Introdução à Computação    
Cálculo Diferencial e Integral I e II    
Álgebra Linear I e II
Representação Gráfica para Projeto    
Introdução à Engenharia    
Introdução à Economia
Mecânica I
Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia

2º ano
Probabilidade
Física Experimental I e II
Física III e IV
Cálculo Diferencial e Integral III e IV
Introdução à Mecânica dos Sólidos
Processos Químicos
Laboratório de Sistemas de Informação
Engenharia e Meio Ambiente
Mecânica dos Fluidos I
Estatística
Automação e Controle

3º ano
Métodos Numéricos e Aplicações
Fundamentos de Termodinâmica e Transferência de Calor
Introdução à Manufatura Mecânica
Contabilidade e Custos
Modelagem e Otimização de Sistemas de Produção
Controle da Qualidade
Eletricidade Geral III
Introdução ao Projeto de Máquinas
Modelagem e Simulação de Sistemas de Produção
Engenharia Econômica e Finanças
Gestão da Qualidade de Produtos e Processos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4º ano
Economia de Empresas
Organização do Trabalho na Produção
Projeto de Fábrica
Planejamento e Controle da Produção
Gestão de Projetos
Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho
Gestão de Operações de Manufatura
Logística e Cadeias de Suprimento
Projeto do Produto e Processo
Gestão Estratégica da Produção

5º ano
TCC
Estágio Supervisionado

Mercado de Trabalho

Na maioria das vezes o engenheiro de produção trabalha em indústrias, que podem ser de eletrodomésticos, de máquinas e equipamentos, automóveis, entre outras. Nos últimos anos, têm crescido a procura por esses profissionais em áreas de consultoria e finanças, pois os engenheiros de produção também estudam estatística e economia na faculdade.

As áreas de atuação mais comuns do engenheiro de produção são: Distribuição e Logística; Ergonomia e Segurança do Trabalho; Engenharia do Produto; Planejamento.

Engenharia de Operações

Nesta área de atuação o engenheiro é responsável pela melhoria dos projetos e operações dos sistemas para criar e entregar os produtos, principalmente em indústrias.

Distribuição e Logística

Os profissionais que atuam com a logística são aqueles capacitados para resolver as questões da movimentação, alojamento, transporte e distribuição de um determinado produto, sempre visando sua preservação, redução de custos e atendendo exigências do mercado.

Pesquisa Operacional

Engenheiros de produção podem desenvolver modelos matemáticos, combinados com conceitos e métodos de outras disciplinas, para definir qual a melhor decisão a ser tomada durante o planejamento de um processo ou na operação de sistemas. A Pesquisa Operacional (PO) é uma ciência voltada para a resolução de problemas reais.

Ergonomia e Segurança do Trabalho

São os engenheiros que trabalham com a interação entre as pessoas e o sistema. Eles precisam ser atentos ao sistema de trabalho para preservar a qualidade do serviço, mantendo a integridade física e saúde dos trabalhadores.

Engenharia de Produto

Os engenheiros desta área participam do processo de planejamento, desenvolvimento e gestão de um produto. Estão envolvidos com todo o processo e conhecem as ferramentas e execuções necessárias para o desenvolvimento do material. Acompanha desde a criação até a inserção no mercado.

Planejamento e Finanças

É um profissional capacitado para desenvolver planejamentos para a gestão de custos, investimentos e riscos de determinando produto e ações. Ele avalia resultados econômicos com técnicas para que os resultados financeiros sejam os melhores possíveis. Ultimamente, tem crescido a procura do mercado financeiro (bancos, corretoras e seguradoras) por engenheiros de produção, pois estes possuem uma visão sistêmica para desenvolver modelos de análise de investimentos.

Salário

Os salários variam de acordo com o tamanho da instituição e região na qual está localizada.  A média salarial inicial fica entre R$ 3,8 mil e R$ 5,7 mil.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou as principais datas e vagas do Vestibular de Meio de Ano 2018.
A Engenharia Aeroespacial é um curso que forma engenheiros que trabalharão com foguetes, satélites, sondas e outros veículos espaciais.
Saiba mais sobre o curso Engenharia Biomédica e as possibilidades de atuação profissional. Onde trabalham os engenheiros biomédicos e quanto ganham de salário. Descubra quais faculdades oferecem o curso de Engenharia Biomédica.
Conheça o curso de Engenharia Nuclear, saiba como é a profissão de engenheiro nuclear, o mercado de trabalho, áreas de atuação e salário.
Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Materiais, o que estuda, a profissão e o mercado de trabalho para engenheiros de materiais.
Vagas para cursos de Administração, Ciências da Computação e Engenharias.
O profissional técnico em logística colabora para a gestão de estoques e presta atendimento aos clientes.
Graduações serão abertas em universidades federais. Outras 420 vagas serão criadas em outros cursos de graduação.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES