Confira 5 dicas para prevenir Covid-19 na volta às aulas

Proteger-se usando máscara e álcool gel, manter distância e planejar-se são medidas para retorno tranquilo e seguro
Em 03/03/2022 18h35 , atualizado em 03/03/2022 18h57 Por Silvia Tancredi

Usar máscara é fundamental na hora de voltar às aulas presenciais
Usar máscara é fundamental na hora de voltar às aulas presenciais
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Depois de dois anos, desde que a pandemia do coronavírus surgiu no Brasil em março de 2020, parte das instituições de ensino do país voltou às aulas presenciais. O retorno se deve à diminuição do número de contaminações e de mortes em razão da doença.

Outro fator que motivou a volta presencial às escolas e às faculdades é a vacinação contra a covid-19 de duas doses, no mínimo, de professores e de alunos. Inclusive, embora não seja obrigatório, algumas instituições têm solicitado o comprovante de vacinação como medida de segurança.

Dados apontam, que, neste ano, 12 capitais e 11 estados aderiram novamente à modalidade de ensino totalmente presencial. Mas, para que o retorno às aulas seja de forma mais tranquila, é necessário que os estudantes adotem medidas de prevenção contra a doença.

Confira abaixo cinco dicas para que o retorno às aulas ocorra de forma segura:

1) Proteger-se

Uso de máscara de proteção facial é a medida de biossegurança mais básica hoje em dia. A máscara não deve ser retirada e, preferencialmente, deve ser ser trocada a cada certo período, conforme orientações de especialistas da área de saúde. 

O único momento no qual a máscara pode ser retirada é quando os alunos vão beber líquidos ou alimentar-se. Durante esse período, é interessante que o estudante fique distante de outras pessoas para evitar a contaminação.

Higienizar as mãos com álcool em gel com frequência é outro cuidado que ajuda a se proteger contra a covid-19 na volta às aulas. Normalmente, as instituições disponibilizam álcool, mas também é interessante que o estudante tenha seu próprio frasco para se higienizar quando achar necessário.

2) Manter distância

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, por meio deste Protocolo, reforça que as escolas devem organizar carteiras, cadeiras e mesas de forma a evitar aglomeração dos estudantes.

Vale destacar que os alunos também precisam adotar medidas de distanciamento. Depois de tanto tempo sem ver os colegas de forma presencial, é natural que os jovens queiram se aproximar e matar as saudades. Mas, a recomendação é justamente evitar ficar tão próximo um do outro.

Agora, caso não seja possível ficar tão distante do colega, por ter que fazer alguma atividade em grupo, por exemplo, os alunos devem permanecer de máscara e não tocar nos demais estudantes.

3) Verificar o transporte

Ônibus e metrô costumam ser opções muito usadas pelos alunos para ir à escola ou à faculdade. O uso da máscara de proteção facial é fundamental nesses meios de transporte devido à maior quantidade de pessoas.

Outros cuidados que devem ser tomados são: não tocar nos olhos e no nariz, tampar a boca em caso de tosse e espirros e evitar encostar em superfícies do veículo, como corrimãos, barras de apoio e catracas.

O Quicko, ecossistema de mobilidade urbana, aposta também em outras medidas para evitar a contaminação do coronavírus no transporte na volta às aulas. Veja abaixo:

  • Planejar a rota, utilizando, por exemplo, aplicativos que fornecem informações em tempo real;

  • Evitar filas optando pela bilhetagem eletrônica;

  • Fugir de horários de pico;

  • Antecipar-se aos horários.

4) Organizar-se

Separar máscara de proteção facial e álcool gel é importante na volta às aulas

Passar muitas horas fora de casa exige que o estudante planeje como será seu dia e o que deve levar. Um ponto a se considerar é como será a alimentação. O ideal é que o aluno leve o que vai comer da sua própria casa para evitar ir a lanchonetes e, com isso, encontrar-se com mais pessoas. Caso não seja possível, deve-se evitar comer perto dos colegas.

Outra medida a ser tomada pelo estudante é separar a máscara que vai usar. Como já mencionado, especialistas da saúde recomendam que os jovens levem, pelo menos, duas máscaras para trocá-las a cada certo tempo. 

5) Fique atento aos sintomas

Secretarias de Saúde do Brasil reforçam que, caso o estudante apresente algum sintoma relacionado ao coronavírus, deve ausentar-se da instituição de ensino. 

Esta cartilha de prevenção da Prefeitura de Campinas (SP) ressalta, inclusive, que, se o aluno contar com algum problema de saúde e tiver orientação médica para permanecer em casa, será recomendada apenas sua participação nas atividades remotas. 

Veja alguns sinais e sintomas da covid-19 que devem ser levados em conta na hora de voltar às aulas:

  • Febre

  • Calafrios

  • Dor de garganta

  • Dor de cabeça

  • Tosse

  • Coriza

Leia também: A importância da vacinação contra a covid-19 de crianças na volta às aulas presenciais