Interesse em cursos da área da Saúde cresce durante a pandemia de coronavírus

Cursos como Enfermagem, Biomedicina e Nutrição estão em alta e devem ter concorrência maior nos próximos vestibulares.
Em 26/11/2020 07h00 Por Adriano Lesme

Estudante Bruno Enrico se interessou pelo curso de Biomedicina durante a pandemia
Estudante Bruno Enrico se interessou pelo curso de Biomedicina durante a pandemia
Crédito da Imagem: Arquivo pessoal Bruno Enrico Ghidotti Santos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Uma pesquisa realizada pela Educa Insights e divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) mostra que cresceu o interesse por cursos da área da Saúde durante a pandemia de coronavírus. A tendência é que esse crescimento continue em 2021.

Chamada de “Coronavírus e Ensino Superior: o que pensam os alunos”, a pesquisa revela que 6 dos 15 cursos presenciais escolhidos pelos entrevistados são da área da Saúde. São eles: Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia e Nutrição.

Leia também: Gosto de Ciências da Saúde. Qual curso eu faço?

O curso de Enfermagem foi o mais citado pelos entrevistados que desejam fazer uma graduação presencial. Quase 12% escolheram a profissão, que está na linha de frente na batalha contra a pandemia de covid-19. Enfermagem também foi o segundo mais citado entre os cursos a distância.

Fonte: Pesquisa Primária Onda 5 - Coronavírus e Ensino Superior: o que pensam os alunos - Abmes/Educa Insigths

O crescimento das matrículas em cursos da Saúde também foi mostrado no Censo da Educação Superior 2019, divulgado em outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2012, esses cursos representavam 17,1% do total de estudantes matriculados, quatro anos depois saltou para 22,6% e, em 2019, passou para 31,4%.

Essa tendência também foi notada por escolas de ensino médio e cursinhos. Segundo o diretor pedagógico do colégio Oficina do Estudante, Rafael Antunes, os estudantes não estão buscando apenas Medicina, mas também por cursos de tecnologia ligados à área da saúde, como Biomedicina

“Os vestibulandos tendem a observar os profissionais de saúde como referências em termos de exemplo, e, agora, no pós-pandemia, isso tem refletido especialmente nas ferramentas tecnológicas”. (Rafael Antunes, diretor pedagógico do colégio Oficina do Estudante)

O jovem Bruno Enrico Santos, de 15 anos, foi um dos que interessaram por cursos da área da saúde durante a pandemia. Estudante do 1º ano do ensino médio, ele afirma que a busca constante pela vacina e os estudos da doença despertaram nele o interesse pela graduação em Biomedicina. “A saúde é algo fundamental na vida das pessoas. Escolher essa área me permite ajudar o próximo e toda sociedade. É algo gratificante poder promover a saúde e salvar vidas”.

Leia também: 5 profissões que buscam a cura de doenças