Inep anuncia data para pedir isenção de taxa de inscrição do Enem 2022

Estudantes da rede pública e de baixa renda poderão solicitar a gratuidade
Em 29/03/2022 13h19 , atualizado em 29/03/2022 13h56 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira, 29 de março, que o período para solicitar isenção de taxa de inscrição do Enem 2022 será de 4 a 15 de abril.

Veja passo a passo para pedir isenção de taxa do Enem

Conforme este Edital de Isenção, podem pedir a gratuidade os seguintes estudantes:

=>Alunos que estejam matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas em 2022;

=>Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família;

=>Inscritos no CadÚnico do Governo Federal com Número de Identificação Social (NIS) próprio (renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família ou total de três salários mínimos). 

Justificativa de ausência

Durante o mesmo prazo das solicitações de isenção, o Inep aceitará justificativas de ausência de estudantes que ganharam a gratuidade no Enem 2021, mas não puderam comparecer às provas e que querem solicitar o benefício este ano novamente.

De acordo com as regras do Enem, todos os candidatos interessados precisam apresentar documentação que comprove por que faltaram às provas. 

Saiba como justificar ausência no Enem

Veja abaixo em quais situações o candidato pode fazer a justificativa no Enem 2022:

  • Assalto ou furto;
  • Acidente de trânsito;
  • Casamento ou União Estável;
  • Morte na família;
  • Maternidade ou paternidade;
  • Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
  • Privação de liberdade;
  • Internação ou repouso médico ou odontológico;
  • Trabalho ou deslocamento a trabalho;
  • Intercâmbio acadêmico;
  • Atividade curricular.

Como pedir isenção e fazer justificativa no Enem 2022

Segundo o Inep, para solicitar a isenção de taxa de inscrição do Enem 2022 e fazer a justificativa, o participante deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a sua data de nascimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ainda conforme o órgão, os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Também é necessário informar endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Resultado

O resultado da justificativa de ausência e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 será divulgado no dia 22 de abril, na Página do Participante.

Quem tiver a solicitação de isenção negada e/ou a justificativa de ausência reprovada poderá interpor recurso no período de 25 a 29 do mesmo mês. O resultado dos recursos será divulgado no dia 6 de maio.

Para mais detalhes, acesse este Edital de Isenção, o site do Inep ou entre em contato pelo telefone 0800 616161. 

Datas Enem 2022

As provas do Enem 2022 serão realizadas em 13 e 20 de novembro, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 21 de janeiro.

O documento também informa que as provas do Enem para privados de liberdade (Enem PPL) será realizado em 13 e 14 de dezembro. 

Saiba mais sobre o Enem 2022