2ª fase do Vestibular 2021/2022 do IME começa nesta segunda-feira (25)

Provas serão aplicadas até quinta-feira, 28 de outubro. São esperados 711 candidatos nesta etapa.
Em 25/10/2021 01h00 Por Lorraine Vilela Campos

Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro/RJ
Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro/RJ
Crédito da Imagem: Regiane_Ferraz / Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Começa nesta segunda-feira, 25 de outubro, a segunda fase do Exame Intelectual (EI) do Vestibular 2021/2022 do Instituto Militar de Engenharia (IME). São esperados 711 candidatos para as provas que seguem até a próxima quinta-feira (28).

Os portões dos locais de prova serão aberto às 11h30 e fechados às 12h45, já a avaliação começará às 13h30 (horário de Brasília). A segunda etapa do Vestibular será aplicada em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES, assim como a fase anterior. 

Orientações

O informe de medidas sanitárias do IME traz as orientações para a realização das provas, confira:

  • O uso de máscara é obrigatório para todos os candidatos e profissionais presentes no Vestibular;
  • Para agilizar a entrada no local de prova e evitar aglomerações, tenha em mãos o documento de identificação e o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI);
  • Haverá Postos de Triagem e Identificação com disponibilização de álcool em gel ou borrifador de álcool líquido para higienização de mãos, objetos e alimentos que sejam permitidos no edital;
  • Salas estarão desinfectadas e mesas e cadeiras estarão posicionadas com a distância mínima de 1,5 metro entre os candidatos;
  • Portas e janelas ficarão abertas durante as provas.

Em relação aos itens obrigatórios para a realização das provas, os candidatos devem levar documento de identificação original com foto e Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), além de caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente).  

Como serão as provas?

As provas da segunda etapa do Vestibular serão compostas assim:

  • 1º dia (25/10): Prova discursiva de Matemática => Peso 3
  • 2º dia (26/10): Prova discursiva de Física => Peso 2,5
  • 3º dia (27/10): Prova discursiva de Química => Peso 2,5
  • 4º dia (28/10): Provas de Português e Inglês => Peso 1 em cada

Participam desta etapa os 711 candidatos que foram classificados nas provas realizadas em 10 de outubro, fase que contou com 15 questões objetivas de Matemática, 15 de Física e 10 de Química. Dos convocados, 473 são da Ativa e 238 da Reserva. 

Notas e Resultado

O IME publicará as notas da segunda etapa do Exame Intelectual em 7 de dezembro, no Portal do Candidato. 

O resultado preliminar será publicado em 9 de dezembro. Quem tiver participado de todas as etapas do Vestibular terá direito a pedir vistas até o dia 10 seguinte. Já o Requerimento de Revisão de Questões (RRQ) poderá ser solicitado em 12 e 13/12.

Já o resultado final do Vestibular, lista que trará os candidatos aprovados dentro do número de vagas disponíveis e os excedentes, será divulgado em 23 de dezembro. 

Os candidatos aprovados e os excedentes deverão participar da Inspeção de Saúde (IS) e do Exame de Aptidão Física (EAF) em janeiro de 2022. 

Vagas do IME

As oportunidades do IME são divididas em Ativa e Reserva. Quem pretende seguir carreira militar concorre na modalidade Ativa, já as pessoas que querem somente fazer os cursos de Engenharia seguem como Reserva. 

Para a Ativa, o IME concede fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo nos primeiros quatro anos de curso. No quinto, eles são promovidos a 1º tenentes e passam a receber remuneração. 

O IME oferece 80 vagas para a Ativa, sendo 16 destinadas para candidatos negros. Já a Reserva conta com 12 oportunidades, das quais duas são para os negros. 

O instituto oferece os seguintes cursos de Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

A escolha pela Engenharia só é realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação do candidato e o número de vagas disponíveis. 

Os cursos do IME são ministrados em sua sede, no Rio de Janeiro, no Sopé do Pão de Açúcar. Mais informações pelo site da seleção e no Manual do Candidato