IME libera classificação preliminar do Vestibular 2021/2022

Resultado final será publicado até o dia 23 de dezembro. Estão em disputa 92 vagas, sendo 80 para a carreira militar.
Em 09/12/2021 13h08 Por Adriano Lesme

Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro
Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro
Crédito da Imagem: Regiane_Ferraz / Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME) liberou nesta quinta-feira, 9 de dezembro, a classificação preliminar do Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação (CA/CFG) 2021/2022, o seu vestibular.

Consulte aqui a classificação preliminar

Caso queiram, os candidatos podem entrar com recurso contra as notas das provas discursivas até amanhã, dia 10, pelo site do IME

A partir de sábado, dia 11, os candidatos terão acesso às cópias das provas requeridas. Eles poderão solicitar revisão das questões nos dias 12 e 13 de dezembro.

O resultado do Vestibular 2022 do IME será divulgado no dia 23 de dezembro. Os aprovados deverão se submeter às demais fases do concurso, compostas pela Inspeção de Saúde (IS), Exame de Aptidão Física (EAF) e Avaliação Psicológica. As etapas serão realizadas na sede do IME, no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 5 de janeiro.

Os estudantes habilitados em todas essas etapas poderão fazer a matrícula no dia 11 de fevereiro, também na sede do IME. As aulas iniciarão no dia 14 de fevereiro.

Vestibular

O Exame Intelectual (EI) foi dividido em duas etapas. A primeira foi realizada no dia 10 de outubro e, a segunda, entre os dias 25 e 28 de outubro. Mais de 4,7 mil candidatos fizeram a inscrição.

Na primeira fase os candidatos fizeram uma prova objetiva com 40 questões de Matemática, Física e Química. A segunda fase teve provas discursivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês.

Baixe as provas e gabaritos do IME

As provas foram realizadas em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES

Vagas

O IME oferece vagas em cursos de Engenharia para candidatos da Ativa, que desejam seguir a carreira militar, e da Reserva, que não seguem.

A oferta do IME aos candidatos da Ativa é de 80 vagas, sendo 16 vagas reservadas para candidatos negros. Para a Reserva são 12 vagas, sendo duas destinadas aos candidatos negros.

Os cursos de Engenharia oferecidos são Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Leia: Qual Engenharia é a minha cara?

No IME, a escolha da especialidade de Engenharia é realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

Carreira Militar

Os alunos da Ativa recebem durante os primeiros quatro anos do Curso de Formação de Oficiais os seguintes benefícios: fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo. No quinto ano, são promovidos a 1º tenentes e passam a receber remuneração.

Saiba mais sobre a carreira militar

Os alunos da Reserva recebem os mesmos benefícios, mas apenas durante o primeiro ano da graduação. A partir do segundo ano, esses alunos perdem o direito aos benefícios e não precisam usar farda.

Para mais informações acesse o site do IME ou consulte o Manual do Candidato.