Inscrições do Vestibular 2021/2022 do IME terminam hoje (17)

Concurso aos cursos de Engenharia oferece 92 vagas, sendo 80 para quem deseja seguir a carreira militar.
Em 17/08/2021 01h00 Por Adriano Lesme

Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro
Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro
Crédito da Imagem: Regiane_Ferraz / Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Encerra nesta terça-feira, 17 de agosto, o prazo de inscrição do Vestibular 2021/2022 do Instituto Militar de Engenharia (IME), sediado no Rio de Janeiro. A taxa é de R$ 100 e pode ser paga até amanhã, dia 18.

Entre os dias 2 e 13 de julho, o IME aceitou pedidos de isenção da taxa. O resultado foi divulgado no dia 30 de julho (veja os beneficiados). Quem conseguiu a isenção também precisa se inscrever no vestibular até hoje.

Faça aqui sua inscrição no vestibular do IME

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever no Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação do IME (CA/CFG) os brasileiros natos, com idade entre 16 e 22 anos, que terminaram o ensino médio ou irão concluir em 2021, que não possuem condenação criminal.

Ativa (para candidatos que desejam seguir carreira militar): Ter no mínimo 16 anos de idade e no máximo 22 anos completados até 31 de dezembro de 2022.

Reserva (para candidatos que não desejam seguir carreira militar): Ter no mínimo 16 anos de idade e no máximo 21 anos completados até 31 de dezembro de 2022.

Para concorrer as vagas da Ativa os candidatos também devem possuir altura mínima de 1,60m, se do sexo masculino, e de 1,55m, para candidatas mulheres.Todos os requisitos estão no Manual do Candidato.

Veja: Conheça a carreira militar

Vagas

A oferta do IME aos candidatos da Ativa é de 80 vagas, sendo 16 vagas reservadas para candidatos negros. Para a Reserva são 12 vagas, sendo duas destinadas aos candidatos negros.

Os cursos de Engenharia oferecidos são Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

No IME, a escolha da especialidade de Engenharia é realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

Leia: Qual Engenharia é a minha cara?

Vestibular 2021/2022

O Exame Intelectual (EI) do IME é composto por duas fases. Na primeira fase, os candidatos passam por prova objetiva com 40 questões de Matemática, Física e Química, prevista para ser aplicada no dia 10 de outubro.

Até o dia 19 de outubro será divulgada a relação de classificados para a segunda fase. Nesta etapa serão feitas cinco provas, com questões objetivas e discursivas, divididas da seguinte forma:

  • Matemática (25/10): prova composta por questões discursivas

  • Física (26/10): prova composta por questões discursivas;

  • Química (27/10): prova composta por questões discursivas;

  • Português (28/10): prova composta por questões objetivas e redação;

  • Inglês (28/10): prova composta por questões objetivas

Baixe as provas de vestibulares do IME

Locais de Prova

As provas do IME serão aplicadas em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.

Resultado

O IME vai divulgar até o dia 23 de dezembro o IME a lista de candidatos aprovados no EI. Após essa divulgação, os classificados ainda deverão se submeter às demais fases da seletiva, compostas pela Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF). As etapas serão realizadas pelo IME em janeiro de 2022.

Para mais informações acesse o site do IME ou consulte o Manual do Candidato.