IME realiza neste domingo (10) a 1ª fase do Vestibular 2021/2022

Mais de 4,7 mil candidatos concorrem a 92 vagas no curso de Engenharia.
Em 09/10/2021 08h00 Por Adriano Lesme

Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro
Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro
Crédito da Imagem: Regiane_Ferraz / Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A primeira fase do Vestibular 2021/2022 do Instituto Militar de Engenharia (IME) será realizada amanhã, 10 de outubro, em 18 cidades. As provas serão aplicadas das 13h30 às 17h30.

Baixe as provas de vestibulares do IME

Ao todo, 4.773 candidatos estão inscritos no vestibular. Nesta primeira fase do Exame Intelectual (EI), eles farão uma prova objetiva com 40 questões de Matemática, Física e Química.

Cidades de provas: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.

Orientações

No dia da prova, os portões serão abertos às 10h e fechados às 12h45. Os vestibulandos deverão levar o documento original de identidade, o cartão de identificação impresso e uma caneta azul ou preta. O uso de máscara é obrigatório.

Nos portões haverá postos de triagem e identificação, onde serão disponibilizados álcool em gel ou borrifador de álcool líquido para higienização das mãos e de objetos. Haverá, também, equipamentos para a aferição de temperatura corporal. 

Leia todas as medidas de combate à Covid-19

Segunda fase

Até o dia 19 de outubro será divulgada a relação de classificados para a segunda fase. Nesta etapa, serão feitas cinco provas com questões objetivas e discursivas, divididas da seguinte forma:

  • Matemática (25/10): prova composta por questões discursivas

  • Física (26/10): prova composta por questões discursivas;

  • Química (27/10): prova composta por questões discursivas;

  • Português (28/10): prova composta por questões objetivas e redação;

  • Inglês (28/10): prova composta por questões objetivas

O IME vai divulgar até o dia 23 de dezembro a lista de candidatos aprovados no EI. Após essa divulgação, os classificados ainda deverão se submeter às demais fases da seletiva, compostas pela Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF). As etapas serão realizadas na sede do IME no Rio de Janeiro, em janeiro de 2022.

Vestibular

O IME oferece vagas em cursos de Engenharia para candidatos da Ativa, que desejam seguir a carreira militar, e da Reserva, que não seguem.

Os alunos da Ativa recebem durante os primeiros quatro anos do Curso de Formação de Oficiais os seguintes benefícios: fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo. No quinto ano, são promovidos a 1º tenentes e passam a receber remuneração.

Saiba mais sobre a carreira militar

Os alunos da Reserva recebem os mesmos benefícios, mas apenas durante o primeiro ano da graduação. A partir do segundo ano, esses alunos perdem o direito aos benefícios e não precisam usar farda.

Vagas

A oferta do IME aos candidatos da Ativa é de 80 vagas, sendo 16 vagas reservadas para candidatos negros. Para a Reserva são 12 vagas, sendo duas destinadas aos candidatos negros.

Os cursos de Engenharia oferecidos são Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Leia: Qual Engenharia é a minha cara?

No IME, a escolha da especialidade de Engenharia é realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

Para mais informações acesse o site do IME ou consulte o Manual do Candidato.