Gestão de Cooperativas

A UFV é a única universidade do País que oferece o curso de bacharelado em Gestão de Cooperativas, nas demais o curso é tecnológico.
Por Letícia de Oliveira Januário

Curso habilita para administrar organizações cooperativas de diversos ramos de atividades
Curso habilita para administrar organizações cooperativas de diversos ramos de atividades
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso de Gestão de Cooperativas tem em média 5 semestres e visa formar um profissional pró-ativo, humanista, com visão estratégica e sistêmica e espírito empreendedor. Devendo ser capaz de interagir especificações regionais e locais, enfatizando empreendimentos com características ruais, em conexão ao contexto mundial. 

Os cursos de Gestão de cooperativas encontrados no Brasil são de grande maioria tcnológicos ministrados na modalidade a distância. No País, apenas a Universidade Federal de Viçosa(UFV) oferece o curso de bacharelado.

O tecnólogo em gestão de cooperativas pode atuar como gestor em entidades cooperativas em diversos ramos de atividades, como em cooperativas singulares, centrais, de produtores, de consumo, mistas, de trabalho ou habitacionais. É um profissional habilitado para operar na formação e na gestão de organizações cooperativas dos mais diversos ramos de atividades, possuindo competências e habilidades para ocupar cargos de gerência e presidência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O profissional formado em Gestão de Cooperativas pode atuar em vários setores, entre eles realizando projetos para cooperativas, administrando ou até prestando consultoria na implantação de cooperativas de qualquer ramo ou atividade. Por isso é necessário que a grade curricular seja composta por matérias voltadas para a Administração, Legislação, Contabilidade, Economia e Finanças.

Salário médio inicial: R$ 1.800.

Instituições de Ensino

Região Nordeste
Alagoas: FAT/AL 
Bahia: UFRB
Rio Grande do Norte: UFRN

Região Norte
Tocantins: UFT

Região Sudeste
Minas Gerais: Faculdades Novos Horizontes e UFV (Bacharelado).
São Paulo:  Faculdade Sumaré

Região Sul
Paraná: FAFIJAN, INSAEOS, IFPR, FACULDADE UNIÃO DE CAMPO MOURÃO.
Rio Grande do Sul: UNIVAS, UFSN, UFPEL,IFSUL, UNIJUI, 
Santa Catarina: UNIPLACO