Gestão de Segurança Privada

O curso de Gestão de Segurança Privada forma profissionais capacitados para garantir a proteção de pessoas e entidades.
Por Letícia de Oliveira Januário

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Brasil é 16° colocado entre os locais com maior taxa de violência do mundo. O índice é de 25,2 assassinatos para cada 100 mil habitantes, segundo o relatório das Nações Unidas (ONU) que mede a violência urbana ao redor do mundo. São dados como este que faz o brasileiro investir cada vez mais em segurança privada.

Em todo o país, há hoje uma preocupação com a segurança, seja na rua, no comércio, nos condomínios e em residências de modo geral. A insegurança vêm tomando conta de todos os lugares. Com a demanda por segurança em crescimento, surgiu o curso de Gestão de Segurança Privada. 

O tecnólogo em Gestão de Segurança privada atua na preservação e organização da segurança em ambientes privados, planejando e controlando o gerenciamento da segurança privada e patrimonial. O curso, que também pode ser encontrado com o nome de Gestão da Segurança Empresarial e Patrimonial, tem em sua grande curricular matérias como Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial, Segurança Empresarial, Planejamento em Segurança, Telecomunicações e Sistemas de Informação, Crime Organizado e Noções de armas e munições. 

O curso tem duração média de dois anos e é destinado para pessoas que sejam ligadas ou tenham interesse na área de segurança privada. O mercado de trabalho para estes profissionais está em franca expansão, o profissional atua tanto na vigilância quanto operando sistemas de computadores, podendo trabalhar também na segurança de eventos, na supervisão de equipes de segurança, no gerenciamento de centrais de segurança ou montando seu próprio empreendimento em segurança privada. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As empresas de segurança privada trabalham diretamente com a tecnologia para garantir que empresas e residências estejam seguras a todo tempo, dispondo de monitoramento 24 horas e rastreamento de veículos. As melhores oportunidades de trabalho ainda estão nos grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados da região Sul e Sudeste. 

Salário médio inicial: R$ 1.300

Instituições de Ensino

Região Centro-Oeste
Goiás: FAAA, UNIVERSO
Mato Grosso: UNIVAG

Região Nordeste
Bahia: UniJorge, ESTÁCIO FIB
Ceará: FATENE
Rio Grande do Norte: Faculdade Estácio de Natal

Região Norte
Pará: ESAMAZ, FAINTIPI
Amazonas: CIESA, CEULM
Rondônia: UNNESA

Região Sudeste 
Espirito Santo: FAESA, UVV
Minas Gerais: UNI-BH, UNITRI, UNIVERSO, FATEC-Centes, FENORD.
São Paulo: UAM, Faculdade Anhanguera, FATEP, FIZP, FATEP, FATEJ, FNC, UNIAN-SP, UNIMAR, UNIP. 

Região Sul
Paraná: PUCPR
Rio Grande do Sul: Faculdade de Tecnologia Pastor Dohms, ULBRA
Santa Catarina: FACVEST, FUBSJ