USP é a melhor universidade do Brasil em ranking internacional

Unicamp e UFPR também estão bem colocadas no QS World University Ranking 2021. Melhor universidade do mundo é o IMT.
Em 12/06/2020 18h05 Por Adriano Lesme

Crédito da foto: Agência USP
Crédito da foto: Agência USP
Crédito da Imagem: Agência USP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade de São Paulo (USP) segue como a melhor instituição de ensino superior do Brasil, segundo o QS World University Ranking 2021 divulgado nesta semana. No ranking mundial, ela aparece na 115ª posição.

É a terceira vez consecutiva que a USP melhora sua colocação no ranking da Quacquarelli Symonds, empresa de análise de ensino superior global. Em 2017, quando foi divulgado o ranking QS World University Ranking 2018, a universidade estava na 121ª posição.

A USP se destacou nos quesitos Reputação Acadêmica, no qual obteve a 48ª posição do mundo, e em Reputação entre Empregadores, figurando na 102ª posição. O ranking avalia seis métricas de desempenho, cada uma com seu respectivo peso:

- Reputação acadêmica (40%)
- Reputação entre empregadores (10%)
- Proporção entre estudantes e professores (20%)
- Citações por acadêmico (20%)
- Proporção de professores internacionais (5%)
- Proporção de estudantes internacionais (5%)

A segunda instituição brasileira melhor posicionada no QS World University Ranking 2021 foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou na 233ª posição. Em seguida estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 379ª, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na 420ª, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 497ª colocação.

Acesse o ranking completo

No ranking da América Latina, a USP aparece na terceira posição, atrás da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Nacional Autônoma do México. Ainda na América Latina, o Brasil possui 14 instituições no ranking mundial, seguido por Argentina com 13, México com 12 e México, com 13, e Chile, com 10. No ano passado, o Brasil tinha 19 universidades no ranking.

Melhores do mundo

A melhor universidade do mundo segundo o QS World University Ranking 2021 é o Instittuo de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O MIT foi fundado em 1861 e seus pesquisadores já ganharam 15 Prêmios Nobel, considerando Física, Química e Medicina.

Entre as dez primeiros, os Estados Unidos possuem cinco universidades no ranking. Veja o top 10:

1) Massachusetts Institute of Technology (MIT) - EUA
2) Stanford University - EUA
3) Harvard University - EUA
4) California Institute of Technology (Caltech)  - EUA
5) University of Oxford - Reino Unido
6) Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurich) - Suíça
7) University of Cambridge - Reino Unido
8) Imperial College London - Reino Unido
9) University of Chicago - EUA
10) University College London (UCL) - Reino Unido

A grande novidade esse ano é um quarto do top 100 ser ocupado por instituições de ensino asiáticas. Elas acabaram ocupando posições de universidades da América Latina.