O que é mid-year report e por que ele é importante para sua admissão nos EUA?

Este documento é um relatório do desempenho do estudante no primeiro semestre do último ano do ensino médio.
Por Hotcourses Brasil

Crédito: Hotcourses
Crédito: Hotcourses
Crédito da Imagem: Hotcourses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Durante o processo seletivo holístico do ensino superior nos Estados Unidos, os candidatos devem providenciar uma série de documentos que ajudarão na decisão da sua admissão, como resultados no ACT ou SAT, histórico escolar, boletins de notas e cartas de referência. Um deles é o que as escolas chamam de mid-year report – ou relatório semestral, em português.

O QUE É O MID-YEAR REPORT?

Como o nome já indica, este documento é um relatório do seu desempenho no semestre – mas ele se refere especificamente ao primeiro semestre do último ano do ensino médio.

A maioria dos estudantes pretende começar uma graduação logo após se formarem no ensino médio. Como as inscrições nos Estados Unidos para o próximo ano letivo, que começa entre agosto e setembro, acontecem no início de cada ano, é provável que os candidatos às graduações ainda não tenham se formado no colegial no momento da seleção. 

O Mid-Year Report é importante para demonstrar o desempenho do candidato mesmo que ele ainda não tenha o histórico escolar definitivo, que só é gerado com a conclusão do ensino médio.

Normalmente, o report deve ser enviado diretamente às universidades dos Estados Unidos nas quais você está se inscrevendo pelo orientador da escola de ensino médio que você frequenta (ou pela qual acabou de se formar). Se a sua instituição não tiver um orientador oficial, pode solicitar o suporte à secretaria para que te ajudem no envio.

O envio também pode ser feito eletronicamente pelo Common App, o aplicativo central de inscrições acadêmicas dos Estados Unidos (ou por email, fax e correio, desde que seja enviado diretamente pelo orientador escolar do candidato).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais informações devem conter no meu mid-year report?

O relatório conterá informações sobre o seu desempenho e comportamento durante o ensino médio. Geralmente, deve constar nele:

  • O seu GPA;
  • O ranking de notas da sua turma, se isso existir na sua escola (algo bastante comum nos Estados Unidos);
  • Histórico escolar (geralmente o seu boletim geral com as suas médias escolares mais recentes).

Estas costumam ser as informações essenciais. No entanto, algumas universidades americanas também podem solicitar que o orientador da sua escola inclua detalhes adicionais, tanto positivos como negativos. Por exemplo: avisar no relatório se houver alguma alteração na frequência ou desempenho do estudante ou então no histórico disciplinar; atividades extracurriculares; relatórios dos anos anteriores, etc.

Fatos sobre o Mid-Year Report:

  • As instituições de ensino superior avaliarão as suas notas desde o primeiro ano do colegial. Por isso, se a sua intenção é estudar nos Estados Unidos, deve se preocupar em manter um desempenho bom e regular o quanto antes possível na escola.
  • Como o relatório relata até o primeiro semestre do seu último ano do colegial, tente caprichar especialmente nesse início do terceiro ano.
  • Capriche também na prova SAT ou ACT, caso seja um dos requisitos da sua universidade desejada nos Estados Unidos.
  • Ter vários A’s ou 10 no seu boletim mostrará à universidade americana que você está preparado para dar início a uma graduação no próximo ano letivo.
  • O Mid-Year Report costuma ser obrigatório a todos os candidatos à Decisão Regular nos Estados Unidos, que significa o período de inscrição padrão das graduações: inscrições durante a primavera e, caso tenha sido admitido, até o dia 1º de maio para aceitar uma vaga, com início das aulas no semestre de outono.

Exemplos de universidades dos Estados Unidos que exigem o MId-Year Report dos candidatos:

  • Johns Hopkins University
  • Yale University
  • Massachusetts Institute of Technology (MIT)
  • University of Michigan
  • Cornell University
  • New York University
  • Dartmouth College

Atenção: Este documento também pode ser chamado de Mid-Term Report por algumas instituições americanas.