Whatsapp
Em 24/10/2013 13h55

Estudar nos Estados Unidos: o que é a prova SAT?

Estudar no Exterior

Teste funciona parecido com o Enem e é exigido como parte do processo seletivo das universidades americanas. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

SAT significa Scholastic Assessment Test, ou Teste de Aptidão Escolar. A prova faz parte da passagem de ensino médio para superior nos Estados Unidos, e é exigida como parte do processo seletivo das universidades e faculdades americanas. Trata-se de um teste educacional padronizado, para testar as qualificações e conhecimentos adquiridos durante o colegial e para servir de critério de admissão em graduações acadêmicas. O SAT seria algo semelhante ao EMEN ou aos vestibulares brasileiros, mas, no entanto, não é o único critério de seleção usado pelas instituições de ensino superior dos EUA – é apenas uma parte do processo seletivo.

Procure cursos nos Estados Unidos pelo Hotcourses Brasil

O SAT é uma exigência para todos os candidatos a vagas acadêmicas, inclusive para estudantes estrangeiros. No entanto, felizmente, os candidatos internacionais não precisam viajar para os Estados Unidos para prestar o SAT. O consulado americano autoriza alguns centros do mundo todo a aplicar a prova oficial. No Brasil, são 14 lugares autorizados; você pode procurá-los pela pesquisa do College Board, órgão responsável pelo SAT. Para se inscrever pelo site, você vai precisar do código do Brasil (BR) e o de Registro (075), e pode optar por receber o resultado de forma online ou por correio.
 
O formato do SAT

O SAT é dividido em dois tipos:

Reasoning Test: um exame geral de três seções, com duração de quase quatro horas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leitura e interpretação de texto – uma seção de 20 minutos e duas de 25; 48 questões de interpretação e 19 sentenças a serem completadas.
 
Matemática – uma seção de 20 minutos e duas de 25; 44 questões de múltipla-escolha e 10 de respostas indicadas pelo estudante.
 
Escrita e redação – Uma seção de dez minutos e duas de 25; 25 questões para o estudante “melhorar as sentenças”, 18 para “identificar os erros nas sentenças” e seis para “improvisar parágrafos”. Também é exigida uma redação (essay).

Subject Test: exames de múltipla-escolha com temas específicos: inglês (literatura), história (dos Estados Unidos e mundial), matemática, ciências (física, química e biologia), idiomas (alemão, espanhol, francês, chinês, coreano, hebraico, italiano, latim e japonês).

Os SAT Subjet Tests permitem aos estudantes demonstrar suas habilidades em áreas de estudo específicas, o que pode ser um diferencial no processo de admissão universitária, comprovando o preparo do estudante para cursar a área acadêmica de interesse.

O valor do SAT

O processo de inscrição no SAT costuma custar, basicamente, U$ 51 pra o Reasoning Test e U$24,50 para o Subject Test. Em ambos os casos, há a adição de uma taxa de inscrição não reembolsável regional; para o Brasil, ela é de U$31. Existem outras taxas para todos os serviços oferecidos pelo College Board, inclusive para o fornecimento do resultado do estudante. Você pode checar todos os valores aqui.

Por Brenda Bellani

Artigos Relacionados
Se você pretende estudar nos Estados Unidos, é muito provável que precisará prestar o SAT ou o ACT, exames mais famosos exigidos pelas universidades americanas.
Basicamente, o caminho até uma universidade dos Estados Unidos precisa de cinco grandes passos gerais. Confira quais são eles!
Entenda como funcionam os testes de proficiência no inglês para estudar em uma universidade do exterior.
Saiba como conseguir autorização para trabalhar nos EUA após concluir seus estudos.
Saiba a importância do mid-year report para a admissão em uma graduação nos EUA. Documento é um relatório do desempenho do estudante no Ensino Médio.
Conheça o Enem dos EUA, adotado como modelo pelo Governo brasileiro.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES