O que fazer nas férias escolares? Estudar ou descansar?

Coordenador pedagógico dá dicas sobre o que os vestibulandos devem fazer durante as férias.
Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Julho é período de férias escolares, época para largar de vez os livros, viajar, festar e esquecer o vestibular no final do ano. Correto? De acordo com o coordenador pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas, professor Célio Tasinafo, não é bem assim. O ideal é que o vestibulando equilibre descanso com estudos.

O equilíbrio pode ser posto em prática através de um planejamento consequente e coerente com a realidade do estudante. O professor Célio cita um exemplo: se os pais vão ficar em férias no final do mês, o estudante deve se planejar para estudar enquanto os pais ainda estão trabalhando e deixar o período de férias dos pais para descansar. “O equilíbrio não será atingido com uma agenda ‘aberta’, sem planejamento” – afirma o coordenador.

Até mesmo vestibulandos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) podem ter seus momentos de lazer durante as férias. Para Célio, não é porque o vestibulando enfrentará processos seletivos considerados mais difíceis e concorridos, que não é possível descansar e viajar no recesso escolar. “Estudante cansado não é um estudante produtivo. Por isso, tão importante quanto o tempo reservado para estudos nas férias, é o tempo destinado ao descanso e convívio com a família e amigos” – completa o professor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Professor e coordenador pedagógico Célio Tasinafo

Tópicos deste artigo

O que estudar nas férias?

Muitos estudantes têm dúvidas sobre quais matérias estudar durante as férias. Segundo Célio, o ideal é que o estudante foque naqueles conteúdos em que possui mais dificuldades, mas que também possa ampliar seus domínios. O coordenador pedagógico alerta que não é hora de tentar aprender um tópico e/ou tema que o vestibulando não possui domínio algum, mas é o momento de se dedicar àqueles conteúdos em que já se possui uma base e pode conseguir se aprimorar.

Outra dica é aproveitar as férias para ler as obras literárias exigidas para os vestibulares, como as da Fuvest e Unicamp. Os livros podem ser levados nas viagens e serem lidos nos momentos de descanso. No entanto, Célio Tasinafo alerta: começar a leitura e não termina-la é infrutífero e frustrante.