Estudar Medicina nos EUA: o que significa pre-med?

Preparatório é exigido para ser admitido em uma Medical School, as escolas de pós-graduação em Medicina.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nos Estados Unidos, há algumas áreas de estudo acadêmicas que só estão disponíveis a partir de pós-graduações, como Direito e Medicina. Isso significa que, para cursá-las, você precisa necessariamente concluir um bacharelado primeiro. E é aí que entra o pre-med!

Tópicos deste artigo

O que significa pre-med?

Pre-med é a abreviação de pre-medical. Ele é cursado durante a graduação nos Estados Unidos e serve como um programa preparatório para quem quer fazer uma pós-graduação em Medicina após o bacharelado.

Para entender melhor, primeiro é importante saber como funciona o sistema de ensino superior nos Estados Unidos. De maneira geral, no primeiro ano da graduação, os estudantes frequentam uma série de disciplinas fundamentais e obrigatórias que funcionam como uma base para os estudos acadêmicos. É só a partir do segundo ano que as disciplinas começam a focar na major – a área de estudo escolhida pelo estudante.

Os universitários nos EUA têm liberdade maior para montar a sua própria grade curricular, escolhendo as matérias disponíveis a cada ano letivo para o seu calendário de aulas de acordo com os créditos necessários para completar o curso, os seus objetivos futuros e planos profissionais. Para isso, quase sempre recebem a ajuda de orientador ou conselheiro acadêmico.

Não existe exatamente uma graduação específica – ou uma major – para se preparar para estudar medicina. O pre-med é, na verdade, uma série de disciplinas obrigatórias, normalmente voltadas às ciências, que ajudam o estudante como pré-requisitos para ser admitido em uma Medical School, as escolas de pós-graduação em Medicina nos Estados Unidos.

Por isso, teoricamente, você pode escolher qualquer major para a sua graduação desde que curse as matérias exigidas como requisitos para a admissão no curso de pós-graduação de Medicina que você quer fazer depois de ter o seu bacharelado.

O que cursar no pre-med?

Primeiramente, durante o processo seletivo para a sua graduação no exterior, independentemente se estiver se candidatando à área de Biologia, de Jornalismo ou de Engenharia, é essencial que você deixe bastante claro que a sua intenção é ser um estudante pre-med. Isso pode influenciar a sua admissão e os recrutadores vão buscar identificar as suas motivações e objetivos para querer estudar Medicina após formado.

Uma vez admitido, atente-se às matérias necessárias no seu currículo. A maioria das Escolas Médicas americanas exigem dos candidatos as seguintes disciplinas:

  • Biologia: um ano, com aulas em laboratórios;
  • Química Geral: um ano, com aulas em laboratórios;
  • Química Orgânica: um ano, com aulas em laboratórios;
  • Física: um ano, com aulas em laboratórios;
  • Bioquímica: pelo menos um semestre;
  • Matemática: Cálculo ou Estatísticas por um ano (às vezes, os dois);
  • Inglês ou outra matéria de Ciências Humanas/Sociais/Comportamentais: um ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As disciplinas e a duração variam de acordo com a escola que você quer se inscrever após a sua graduação. Portanto, o ideal é já ter uma ideia de quais Medical Schools te interessam nos Estados Unidos e verificar quais são os requisitos de admissão antes de montar a grade de matérias da sua graduação.

Leia também: Estudar Medicina em países com processos seletivos mais juntos

Exemplos

1) A Harvard Medical School exige:

  • Um ano de Biologia com experiência em laboratório, incluindo aspectos celulares e moleculares;

  • Dois anos de Química, incluindo Química Inorgânica, Orgânica e Bioquímica;
  • Um ano de Física;
  • Embora não seja obrigatório e como a concorrência é acirrada, recomenda-se que os candidatos também façam um ano de Matemática (Cálculo e Estatísticas ou Bioestatísticas) e alguma disciplina de Ciências Comportamentais, como Psicologia e Sociologia.

2) A Escola de Medicina da Johns Hopkins University exige:

  • Um ano de Biologia com experiência em laboratório;
  • Um ano de Química Geral com experiência em laboratório, com um semestre de Química Orgânica e outro de Bioquímica;
  • 24 horas por semestre em áreas de Ciências Humanas (Inglês, História, Filosofia, Artes, Idioma Estrangeiro, etc.), Ciências Sociais (Sociologia, Economia, Ciências Políticas, etc.) e Ciências Comportamentais (Psicologia, etc.).
  • Um ano de Cálculo e/ou Estatísticas como requisito de preparo em Matemática;
  • Um ano de Física com experiência em laboratório.

Requisito adicional para candidatos internacionais

Se você concluir a sua graduação no Brasil e mesmo que tenha todas as disciplinas obrigatórias, a grande maioria das Escolas Médicas norte-americanas pede como pré-requisito pelo menos um ano de preparação em uma universidade aprovada nos Estados Unidos ou Canadá.