As universidades mais sustentáveis do mundo em 2022

Universidades dos Estados Unidos e do Canadá estão entre as melhores colocadas
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O ​​QS Sustainability Rankings 2023, primeira edição do ranking focado em sustentabilidade da Quacquarelli Symonds, classificou 700 universidades do mundo todo para identificar as melhores práticas de sustentabilidade ambiental e impacto social no setor do ensino superior. A University of California, Berkeley (UCB), nos Estados Unidos, foi a grande vencedora com nota máxima em todos os indicadores usados pela metodologia da lista.

Tópicos deste artigo

QS Sustainability Rankings 2023

O primeiro QS World University Rankings: Sustainability apresenta 700 instituições de acordo com o desempenho em duas categorias principais: impacto ambiental e impacto social. A intenção da QS, uma das principais organizações de análise e insights do setor do ensino superior global, é demonstrar como as universidades estão agindo para enfrentar os maiores desafios ambientais, sociais e de governança do mundo.

A pesquisa avaliou o compromisso das instituições com a construção de um mundo sustentável com ênfase em sua influência além do campus. Os critérios usados pela QS para a pontuar as universidades para o QS Sustainability Rankings 2023 foram os seguintes:

  • Impacto ambiental: instituições sustentáveis; educação sustentável; e pesquisa sustentável;

  • Impacto social: equidade; intercâmbio de conhecimento; impacto do ensino; empregos e oportunidades; e qualidade de vida.

No indicador de impacto ambiental, o ranking avaliou, por exemplo, se a universidade tem uma estratégia de sustentabilidade publicamente disponível e um relatório de emissões de energia, a disponibilidade de cursos que incorporem ciência climática e/ou sustentabilidade no currículo e suas atividades de pesquisa relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Já a avaliação de impacto social incluiu a proporção de alunas e professoras, impacto de ex-alunos e reputação acadêmica em assuntos sociais relevantes, empregabilidade dos graduados, compromisso com o bem-estar dentro e fora da universidade, entre outros indicadores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As 10 universidades mais sustentáveis do mundo em 2022

Estas foram as dez primeiras colocadas do QS Sustainability Rankings 2023:

  1. University of California, Berkeley (UCB), Estados Unidos

  2. University of Toronto, Canadá

  3. University of British Columbia, Canadá

  4. University of Edinburgh, Reino Unido

  5. University of New South Wales (UNSW Sydney), Austrália

  6. University of Sydney, Austrália

  7. The University of Tokyo, Japão

  8. University of Pennsylvania, Estados Unidos

  9. Yale University, Estados Unidos

  10. University of Auckland, Austrália

As universidades mais sustentáveis do mundo

A University of California, Berkeley recebeu notas perfeitas (100) pelo seu impacto ambiental e social e conquistou o topo do ranking. O segundo e terceiro lugares foram conquistados pelo Canadá, respectivamente pela University of Toronto (94,9) e University of British Columbia (94,5). Esta última, embora em terceiro lugar no ranking geral, teve a segunda maior pontuação em impacto social (98,4).

Já a japonesa University of Tokyo conseguiu a segunda melhor nota no indicador geral de impacto ambiental (96.2), além da segunda melhor em educação sustentável (99.6), atrás apenas da University of California, Berkeley (100).

Entre as 100 universidades mais sustentáveis do mundo, os países mais representados foram os Estados Unidos (29), Reino Unido (20), Austrália (13), Canadá (9), Suécia (3), Holanda (3) e Itália (3). Várias delas foram reconhecidas pelo impacto tangível que pode ser medido em áreas além da atividade operacional ou no campus, como o impacto de suas pesquisas de sustentabilidade e sua reputação entre os funcionários.

A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor colocada do Brasil, empatada no excelente 32o lugar, seguido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na faixa 151-160, as duas únicas universidades no top 200 do ranking.

Veja o QS Sustainability Rankings 2023 completo.