Cambridge lança curso preparatório inédito para estudantes em desvantagem

Cambridge Foundation Year possui um ano de duração e é voltado a novos estudantes com os requisitos para serem bem-sucedidos na universidade.
Por Hotcourses Brasil

Universidade de Cambridge
Universidade de Cambridge, no Reino Unido
Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Cambridge University, no Reino Unido, selecionou a sua primeira turma de 50 estudantes para o novo programa preparatório chamado Cambridge Foundation Year, que todos os anos oferecerá um caminho gratuito para candidatos que passam por desvantagens educacionais e sociais e demonstram potencial para cursar uma graduação em artes, humanas ou ciências sociais.

Entenda como funcionam os programas preparatórios universitários no Reino Unido

Tópicos deste artigo

O preparatório da Cambridge

O curso preparatório Cambridge Foundation Year, de um ano de duração, é direcionado a novos estudantes com os requisitos para serem bem-sucedidos na universidade, mas que foram impedidos de atingir todo o seu potencial por causa de suas circunstâncias. A intenção é oferecer-lhes a chance de progredir diretamente para uma graduação da Cambridge com a conclusão do preparatório.

A universidade consegue oferecer o curso gratuitamente a 50 alunos todos os anos graças a uma doação de £ 5 milhões dos filantropos Christina e Peter Dawson, que financiará o lançamento do programa e as bolsas de estudo integrais aos admitidos.

O programa visa alcançar candidatos que estão afastados de suas famílias, perderam períodos significativos de estudos por causa de problemas de saúde, entre outras questões educacionais e sociais. Basicamente, alunos cuja educação foi interrompida e, por causa disso, provavelmente não seriam capazes de competir por uma vaga em uma graduação em Cambridge por meio do processo seletivo padrão da universidade.

Lançamento do Cambridge Foundation Year

A primeira turma do preparatório começará os estudos em outubro de 2022 depois de passarem pelo processo seletivo pelo UCAS, entrevistas e avaliações para identificar os requisitos necessários.

No total, foram 267 candidatos ao programa piloto do Foundation Year, cerca de cinco para cada vaga, o que é comparável ao número de candidaturas que a universidade recebe normalmente para suas graduações (seis por vaga).

A seleção do Foundation Year exigirá 120 pontos no UCAS.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os alunos admitidos vieram de diversas origens e de todo o Reino Unido, além de serem de diferentes faixas etárias, inclusive mais maduros. Eles estudarão em uma das 13 faculdades acadêmicas da Cambridge e terão acesso a todos os serviços e instalações que fazem parte da experiência de estudos na universidade, que é uma das cinco melhores do mundo.

O curso terá um currículo multidisciplinar nas áreas de artes, humanas e ciências sociais, além de ser desafiador e preparar os estudantes para uma graduação em Cambridge.

A universidade tem intenção de, mais para frente, também oferecer preparatórios em áreas STEM.

E depois de concluir o preparatório?

Após a conclusão bem-sucedida do Cambridge Foundation Year, os alunos receberão uma qualificação Certificate of Higher Education (CertHE) da Universidade de Cambridge.

Com os resultados adequados, eles podem progredir para uma graduação de artes, humanidades e ciências sociais em Cambridge sem a necessidade de se inscrever novamente na universidade.

Além disso, também receberão apoio na busca de vagas em outras universidades, caso não desejarem continuar ou não tiverem o desempenho acadêmico exigido para uma graduação em Cambridge.

Saiba como se candidatar a uma graduação da Cambridge como estudante internacional.