As tradições do Halloween no exterior

O Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é uma das principais celebrações dos Estados Unidos.
Por Hotcourses Brasil

Esculpir abóboras é uma das principais tradições do Hallowen
Esculpir abóboras é uma das principais tradições do Hallowen
Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Uma parte essencial da experiência de estudar no exterior é participar das tradições locais para a imersão completa na cultura do país (desde que não vá contra as suas próprias crenças). Em alguns dos destinos de estudo mais populares do mundo, o Halloween com certeza é um dos feriados mais esperados, especialmente nos Estados Unidos, onde se transformou em uma das principais datas celebradas.

Comemorado no dia 31 de outubro, acredita-se que o primeiro Halloween tenha acontecido na Irlanda como a celebração do ano celta em homenagem aos antepassados mortos. A religião celta acreditava que a barreira entre o nosso mundo e o mundo dos fantasmas e espíritos se tornava mais fina nessa data, no final do verão.

Os irlandeses ainda mantêm algumas tradições antigas na data, como fogueiras em áreas rurais por exemplo, apesar de terem adotado costumes mais recentes, que listaremos abaixo. Depois, a religião cristã transformou a data em All Hallow’s Eve, que antecede o 1º de novembro, Dia de Todos os Santos. Foi assim que o Halloween começou a tomar o formato atual.

Durante o século 19, os imigrantes irlandeses popularizaram a data nos Estados Unidos, tanto que, hoje em dia, o Halloween é considerado uma celebração norte-americana.

Em outros países, a comemoração com a mesma intenção ocorre em diferentes datas, como é o caso do Día de los Muertos no México, nos dias 1º e 2 de novembro – feriado que popularizou a caveira mexicana pelo mundo todo. No Brasil, o Halloween é chamado de Dia das Bruxas e antecede o feriado do Dia de Finados.

Tópicos deste artigo

Carving e decoração temática

O Halloween acontece durante o outono do Hemisfério Norte, em países como Estados Unidos, Canadá e todos os europeus. Nestes lugares, as pessoas costumam decorar as suas casas por dentro e por fora com a temática, incluindo teias de aranha, zumbis, vampiros, múmias, tumbas, imitação de sangue, etc. 

Mas o item de decoração mais popular é a abóbora. Com a proximidade do dia 31 de outubro, fazendas e plantações de abóboras abertas à visitação começam a surgir por todos os Estados Unidos, oferecendo diferentes atividades, como passeios de trenzinho, tours em casas assombradas e labirintos de feno.

Os americanos e canadenses costumam abrir a abóbora, limpar todo o seu interior, esculpi-la cavando o seu exterior em diferentes formatos e, depois, acender uma vela dentro dela para que se transforme em uma espécie de lampião. Essa atividade, ideal para pais e filhos fazerem juntos, chama-se carving­ – ato ou arte de esculpir – e o mais comum é cortar pedaços da abóbora para que forme um rosto fantasmagórico, com olhos e uma grande boca, chamada de Jack-o’-Lantern (Jack da Lanterna), como mostra a imagem no começo do post. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Trick or Treats

A tradição mais famosa e divertida nos Estados Unidos, no entanto, é o Trick or Treats – “Doces ou Travessuras”. As crianças escolhem uma fantasia diferente a cada Halloween e, ao entardecer do dia 31 de outubro, saem às ruas de seus bairros batendo de porta em porta para receber doces dos vizinhos. Geralmente, munidas de um baldinho, elas gritam “Trick ou Treats” ao serem recebidas. As pessoas se preparam para a data comprando quantias enormes de doces para serem distribuídos às crianças.

Festas de Halloween acontecem em todos os lugares durante o mês todo, entre os amigos, nas escolas, em baladas, etc. Apesar de o tema ser macabro e fantasmagórico, estes eventos são como festas a fantasia, permitindo instigar da criatividade e se vestir do que quiser, desde objetos inanimados até bichos, personalidades famosas e personagens de filmes ou desenhos.

Vocabulário do Halloween

  • Pumpkin farms ou pumpkin patches: fazendas ou plantações de abóboras.
  • Pumpkin carving: esculpir abóboras.
  • Trick or Treats: doçuras ou travessuras.
  • Halloween party: festa de Halloween.
  • Halloween parade: desfile de Halloween.
  • Costume party: festa a fantasia.

Diferentes tradições de Halloween pelo mundo:

Alemanha: Na noite de Halloween, os alemães escondem as suas facas para que os espíritos não as usem ao retornarem ao nosso plano.

Áustria: Os austríacos deixam pão, água e uma lanterna acesa à mesa antes de irem dormir na noite de Halloween, como uma forma de acolher as almas à Terra.

Bélgica: Os belgas acendem velas em homenagem aos parentes já falecidos.

Hong Kong: Chamado de Festival dos Fantasmas Famintos no país, os honcongueses acreditam que os espíritos voltam para vagar na Terra por 24 horas. Eles costumam queimar comida e presentes em fogueiras como oferendas aos fantasmas famintos que possam estar em busca de vingança.

Coreia do Sul: Na data, os coreanos agradecem seus antepassados pelos frutos de seu trabalho. Geralmente, eles visitam os túmulos de familiares já falecidos e oferecem arroz e frutas.