5 coisas que você precisa saber antes de estudar na Coreia do Sul

A Coreia do Sul tem uma rica história e diversas opções acadêmicas para se tornar o seu destino de estudo ideal.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: Divulgação/Hotcourses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Coreia do Sul tem se tornado um destino turístico e de estudos muito popular. Um dos principais fatores é a grande fama do K-Pop, uma sensação que levou a cultura e a música pop coreana a todos os cantos do mundo, inclusive ao Brasil. Além da cultura incrível, a Coreia do Sul tem uma rica história e diversas opções acadêmicas para se tornar o seu destino de estudo ideal. Confira a seguir!

1. Universidades de alta qualidade

A Ásia é uma força acadêmica em crescimento – alguns especialistas acreditam que se o avanço continuar as instituições de ensino superior asiáticas conseguirão competir com Estados Unidos e Reino Unido, países com tradição de excelência acadêmica.

As universidades da Coreia do Sul ajudam para que isso seja possível. Há cinco delas entre as 200 melhores do mundo no ranking geral da Times Higher Education:

  • Seoul National University
  • Sungkyunkwan University (SKKU)
  • Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST)
  • Pohang University of Science and Technology
  • Korea University

Já no ranking específico de universidades da Ásia, estas mesmas cinco instituições têm desempenho exemplar, ficando respectivamente na 9ª, 10ª, 13ª, 16ª e 19ª posição.

2. Estudar o coreano em universidades

Além das escolas de idioma, você pode fazer um curso de coreano ministrado pelas próprias universidades. Sim, isso é possível, e em vários casos elas oferecem até acomodação aos intercambistas. Universidades como a Seoul National University (SNU), Kookmin University e Yonsei University têm o seu próprio programa, escola ou instituto de língua coreana com cursos do idioma para estudantes internacionais em todos os níveis.

A SNU, por exemplo, tem cursos regulares para estrangeiros de dez semanas ou opções mais curtas de iniciação no idioma, para quem ainda não tem nenhuma base. Há também um programa de treinamento para professores interessados em lecionar a língua coreana posteriormente.

3. Explore o site oficial

Se você está em dúvida qual deve ser o seu primeiro passo para estudar na Coreia do Sul, a gente te diz: visite o site oficial Study in Korea mantido pelo governo coreano. Nele, você encontra todas as informações necessárias para estudar no país, desde o preparo para o processo de admissão e o visto até a como é a vida dos coreanos e como conseguir uma carreira no país. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A melhor dica é leia, leia e leia o quanto você puder. O site tem uma versão em coreano e inglês, e um conteúdo extenso que te ajudará a fazer a escolha certa.

4. Processo totalmente online

A grande maioria dos cursos na Coreia do Sul têm um processo de inscrição e seleção totalmente feito online, pelo Study in Korea ou pelos próprios sites oficiais das universidades. Todos eles terão um guia completo de passo a passo a serem concluídos até que a sua inscrição seja enviada. 

Você irá preencher informações pessoais, atender aos requisitos de admissão, fazer o upload dos documentos obrigatórios digitalizados, pagar a taxa de inscrição e até mesmo passar por entrevista de seleção virtualmente, se isso for necessário.

5. Bolsas de estudo

O governo da Coreia do Sul mantém uma série de bolsas de estudo para estudantes internacionais. Veja os dois exemplos mais famosos:

  • Global Korea Scholarship (GKS): bolsas de estudo para cursos de associate, bacharelado, mestrado e doutorado na Coreia do Sul, já incluindo um ano de curso de coreano antes do início dos estudos acadêmicos. 
  • Programa de Apoio a Estudantes Autofinanciados: para conscientizar sobre os benefícios de estudar na Coreia e motivar estudantes estrangeiros autofinanciados a se inscrever, o governo coreano mantém um programa de bolsas de dez meses de duração para pagar o custo de vida de aproximadamente 200 selecionados internacionais todos os anos.

E aí? Pronto para começar a sua jornada rumo a Coreia do Sul?