Como fazer um curso de verão na Coreia do Sul?

Algumas universidades coreanas oferecem cursos de verão com duração de poucas semanas a um semestre.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: hotcourses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Se você também é uma das pessoas apaixonadas pela cultura da Coreia do Sul e gostaria de conhecê-la em primeira mão diretamente da fonte com um intercâmbio, mas não quer passar muito tempo longe ou precisar investir o valor de uma graduação inteira, há uma opção ótima para você. Algumas universidades coreanas oferecem cursos de verão com duração de poucas semanas a um semestre e têm todo tipo de formato, para você aprender a língua coreana, vivenciar a cultura do país e estudar outras disciplinas de sua escolha.

Como é o caso da SungKyunKwan University, mais conhecida como SKKU, uma das instituições de ensino superior mais importantes da Coreia do Sul. Fundada em 1398, ela tem uma opção que atrai muitos estudantes internacionais: o Semestre de Verão Internacional.

International Summer Semester (ISS)

O programa Semestre de Verão Internacional da SKKU procura proporcionar a vivência e o compartilhamento da história de Seul, a capital coreana, e desenvolver a consciência global dos participantes por meio de diferentes perspectivas. Os estudantes aprendem sobre questões globais, fazem amizades com pessoas de culturas diversas e exploram a história, cultura e sociedade da Coreia. O resultado esperado é que cada um retorne ao seu país de origem com os seus horizontes expandidos e inspirados a melhorar o mundo.

O curso tem quatro semanas de duração e é formado não só por estudantes de todas as partes do mundo, como também por professores estrangeiros. Isso faz com que todos possam aprender de diferentes perspectivas, pontos de vistas, históricos culturais e metodologias, estimulando também a interdisciplinaridade.

Realizado do final de junho ao final de julho todos os anos, o curso tem variadas disciplinas nas áreas de Negócios e Gestão, Engenharia e Ciências da Computação, Economia, Ciências Sociais, Ciências de Dados e Física, e Língua e Estudos Coreanos. Os estudantes podem montar a sua grade curricular a partir das várias matérias dentro dessas áreas. Todas as aulas são ministradas em inglês e cada disciplina equivale a três créditos acadêmicos. Os estudantes internacionais podem cursar no máximo três delas por programa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O valor do smestre para uma disciplina é de KRW 1.400.000 (aproximadamente R$ 4.700) e para duas ou três disciplinas é de KRW 2.400.000 (aproximadamente R$ 8.160), mais uma taxa de inscrição de KRW 100.000. A Universidade oferece, inclusive, opções de dormitórios para os estudantes internacionais dentro do campus.

As inscrições acontecem sempre em janeiro pelo site oficial do ISS. Além das aulas, os alunos participam de atividades culturais por Seul, como excursões turísticas e festivais de culinária coreana.

Tópicos deste artigo

Outras opções

Outras universidades da Coreia do Sul têm opções semelhantes:

1. Korea University

A Universidade da Coreia tem o Campus de Verão Internacional (International Summer Campus), ou ISC, com opções de seis e de quatro semanas de duração. As inscrições são abertas em agosto todos os anos e os estudantes internacionais conseguem escolher entre mais de 100 disciplinas valendo crédito acadêmico, dez atividades culturais e três trabalhos voluntários. O programa é direcionados a estudantes que já estejam cursando uma universidade ou faculdade em seus respectivos países por pelo menos um semestre. 

Você pode escolher cursar um dos oito programas diferentes: Negócios e Economia; Humanas; Ciência Social; Belas Artes e Design; Ciência e Engenharia; Direito, Política e Relações Internacionais; Estudos Coreanos e da Ásia Oriental; e Língua Coreana.

2. Yonsei University

A Escola de Verão Internacional da Universidade Yonsei (Yonsei Internacional Summer School) também mantém um programa de seis semanas e um de quatro em sete áreas de estudo diferentes – Artes e Humanas; Estudos Coreanos; Negócios e Economia, Ciências Sociais; Língua Coreana; Estudos da Ásia Oriental; e Ciência e Tecnologia. 

3. Seoul National University

A Universidade Nacional de Seul tem o Programa de Verão Internacional de seis semanas. São mais de 35 cursos acadêmicos e de cultura coreana conduzidos completamente em inglês. Cada estudante pode escolher a sua grade curricular; os créditos acadêmicos ganhados pelo programa são transferíveis.