Estudar nos EUA: 5 universidades da Califórnia

Estado da Califórnia possui universidades que estão entre as melhores do mundo, como a Stanford University.
Por Hotcourses Brasil

Los Angeles, na Califórnia
Los Angeles, na Califórnia
Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Embora a pandemia tenha causado uma queda de 17% no número de estudantes internacionais na Califórnia, nos Estados Unidos, as coisas estão começando a voltar ao normal no semestre de 2021-2022. Com o aumento da vacinação pelo mundo, os alunos estão retornando ao estado para estudar presencialmente no campus de novo.

A quantia continua abaixo da pré-pandêmica em todos os Estados Unidos, no entanto, a Califórnia mais uma vez registrou o maior número de estudantes internacionais entre todos os estados do país, de acordo com o Relatório Open Doors 2021, publicado pelo Departamento de Estado dos EUA e pelo Instituto de Educação Internacional (IIE).

O que faz da Califórnia um destino de estudo tão popular? Onde você pode estudar na Califórnia? Confira as respostas a seguir.

Por que estudar na Califórnia?

Para receber tantos estudantes internacionais que escolhem os Estados Unidos como destino de estudo internacional, a Califórnia deve ter muitos atrativos. E, de fato, ela tem!

A começar pelo clima, em especial para quem não quer sofrer com o inverno rigoroso de outras regiões do país. A maioria das principais cidades do estados é litorânea, com praias incríveis, como Los Angeles, San Diego e San Francisco.

As cidades, inclusive, são atrações por si só, ao proporcionarem um alto padrão de vida, uma variedade de culturas e uma posição indiscutível na vanguarda da tecnologia moderna. Mas se você prefere a natureza, há 280 parques pelo estado, inclusive o famoso Parque Nacional de Yosemite.

Se a sua intenção é estudar ciência e tecnologia e/ou dar início à sua própria empresa após a sua formação, é na Califórnia – mais especificamente região da Baía de San Francisco – em que se encontra o Vale do Silício, berço de startups e aglomerado de empresas high-tech, como Apple, Facebook, Google, Netflix e inúmeras outras.

E, claro, se o assunto for educação acadêmica de qualidade, a Califórnia não só tem aproximadamente 740 opções de faculdades e universidades, como algumas das melhores instituições de ensino superior dos Estados Unidos e do mundo.

Tópicos deste artigo

Universidades na Califórnia, Estados Unidos

Nós listamos aqui quatro das universidades californianas mais famosas e renomadas, além de algumas opções de grupos de Community Colleges, se você quiser um curso acadêmico mais curto e/ou barato, ou ainda precisar se preparar para a admissão em uma graduação nos Estados Unidos.

1. Stanford University

Com um dos maiores campi do país, a Universidade Stanford sempre consegue um lugarzinho entre as dez melhores universidades do mundo. Nas mais recentes edições, ela ficou em 3º lugar no QS World University Rankings e em 4º no Times Higher Education World University Rankings, as duas principais classificações universitárias mundiais.

Ela empenha-se em admitir estudantes de todas as partes do mundo, de todas as origens e experiências, a fim de construir um ambiente de aprendizado dinâmico e multicultural. Uma das formas de alcançar essa meta é a ênfase que a universidade dá aos esportes – ela acolhe em média de 900 estudantes que também são atletas com bolsas de estudo esportivas.

Localizada bem no Vale do Silício, na Califórnia, ela consegue proporcionar aos seus alunos experiências de estágios, colocações profissionais e OPTs em algumas das companhias mais famosas do mundo.

Saiba como se candidatar à Universidade Stanford como estudante internacional.

2. University of California, Berkeley

Conhecida como UC Berkeley ou UCB, ela é uma das dez universidades de pesquisa que fazem parte do sistema da Universidade da Califórnia. Fundada em 1868 com apenas 40 estudantes, atualmente a sua população estudantil tem mais de 40.000 membros, dentre eles, três quartos estão matriculados em graduações e a maioria vive em acomodações dentro do campus.

A UC Berkeley, localizada em Berkeley, como o nome indica, é formada por seis faculdades acadêmicas nas áreas de Química, Engenharia, Design Ambiental, Letras e Ciências, Recursos Naturais e Negócios. Essa última, a Haas School of Business é uma das dez melhores escolas de negócios dos Estados Unidos.

(Aliás, a Graduate School of Business da Stanford University ficou em primeiro lugar no ranking Best Business Schools 2022 do U.S. News & World Report.)

A UCB é formada também pela Berkeley Extension, que oferece cursos de extensão para estudantes de todas as idades e fases profissionais a fim de ajudá-los a “mudar de carreira, melhorar sua posição atual no mercado, se preparar para uma escola de pós-graduação ou apenas porque amam aprender”.

A Berkeley Extension tem programas específicos para estudantes internacionais, como opções de preparatórios, cursos online, certificados profissionais, estágios e programas personalizados para universidades e organizações estrangeiras.

Antes de passarmos para a próxima instituição californiana da nossa lista, não podemos deixar de fazer uma menção à University of California, Los Angeles, a UCLA. Ela também é um dos campi famosos do sistema da Universidade da Califórnia classificada entre as 20 melhores do mundo. No ranking da Times, a UC Berkeley ficou em 7ª e a UCLA em 15ª.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. California State University

A Universidade Estadual da Califórnia, mais conhecida como CSU, é um sistema formado por 23 campi universitários espalhados por todo o estado da Califórnia. Todos os anos, eles recebem juntos mais de 485.000 estudantes e têm uma das populações discentes mais diversificadas dos Estados Unidos.

Segundo o site oficial da CSU, a maioria dos alunos permanece na Califórnia após a formatura, o que ajuda a reter talentos recém-graduados que aplicam suas habilidades e conhecimentos na região e ajudam a economia do estado a prosperar. Para os estudantes internacionais, isso significa uma chance de trabalhar nos EUA após os estudos.

A CSU tem alguns dos preços mais acessíveis do país, além de oferecer algum tipo de bolsa de estudo e ajuda financeiras a 83% de seus alunos de graduação.

A California State University tem campi em Fresno, Humboldt, Long Beach, Monterey Bay, Sacramento, San Diego, San Francisco, entre outras cidades californianas. Um exemplo é a California State University, Northridge (CSUN), fundada em 1958, no subúrbio norte de Los Angeles. Com mais de 130 cursos acadêmicos em mais de 70 áreas de estudo, ela tem um excelente desempenho em mobilidade social, custo-benefício e número de mulheres e minorias que se formam nas áreas de STEM.

Saiba mais sobre a California State University, Northridge (CSUN).

4. California Institute of Technology

Mundialmente conhecido como Caltech, o Instituto de Tecnologia da Califórnia está localizado em Pasadena, a menos de 20 quilômetros de Los Angeles, e é uma das instituições de ensino superior mais renomadas do mundo. Ele ficou em 4º e em 7º lugar respectivamente no ranking da QS e da Times Higher Education.

O Caltech é um instituto de ensino e pesquisa em ciência e tecnologia, embora também ministre cursos renomados em áreas como música, teatro e artes visuais.

Ele faz parte de um pequeno grupo de institutos de tecnologia dos Estados Unidos dedicados ao ensino das artes técnicas e ciências aplicadas, mas o seu processo de admissão extremamente competitivo garante que apenas um número seleto dos alunos mais talentosos, americanos e estrangeiros, seja admitido – aproximadamente apenas 230 estudantes por ano.

Suas seis divisões acadêmicas são as seguintes: Biologia e Engenharia Biológica; Química e Engenharia Química; Engenharia e Ciências Aplicadas; Ciências Geológicas e Planetárias; Ciências Humanas e Sociais; e Física, Matemática e Astronomia.

5. Faculdades Comunitárias

A Califórnia tem também algumas das melhores faculdades comunitárias do país. As community colleges oferecem cursos de dois anos de duração por preços mais acessíveis que os encontrados em universidades “tradicionais”.

Quase sempre, ao concluir um curso de uma delas de maneira bem-sucedida, você consegue ser admitido diretamente no segundo ou terceiro ano de uma graduação em uma universidade da Califórnia ou de qualquer outro lugar dos Estados Unidos. 

Conheça algumas das opções de faculdades comunitárias na Califórnia: