Voluntárias oferecem-se para cuidar de filhos das candidatas do Enem 2016

Projeto colaborativo já conta com o apoio de mais de 130 mulheres de 15 estados.
Em 17/08/2016 10h34 , atualizado em 19/07/2022 15h22 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com o objetivo de auxiliar as mães que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 nos dias 5 e 6 de novembro, mulheres de diversos estados do país estão realizando uma campanha nas redes sociais para cuidar dos filhos das candidatas durante as provas. 

Na última semana, a página “Mães no Enem” foi criada para concentrar as informações do projeto colaborativo e promover a aproximação entre mães e voluntárias. Até o dia 10 de agosto, a lista de pré-cadastradas apresentava cerca de 130 nomes de mulheres de 15 estados. 

Para participar do projeto como voluntárias, as interessadas devem entrar em contato pelo e-mail maesnoenem@gmail.com e preencher uma ficha cadastral que será enviada posteriormente. Menores de idade deverão estar acompanhados de seus responsáveis legal durante o acolhimento.

Já as mães que buscam o apoio, precisam entrar em contato pelo mesmo e-mail e preencher uma ficha de interesse. Um termo de responsabilidade é enviado para a voluntária e para a mãe quando a parceria é fechada.

Vale ressaltar que a coordenação do projeto disponibiliza a ficha cadastral e os documentos de cada uma das mulheres inscritas para que a família da criança possa fazer uma análise minuciosa da voluntária. 

O projeto também oferece apoio psicológico gratuito às candidatas ao Enem. Além disso, algumas voluntárias também têm se oferecido para ficar com as crianças antes das provas e dar aulas de reforço para a preparação das candidatas. 

Enem 2016

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As provas do Enem 2016 serão aplicadas em 1.716 municípios, a partir das 13h30. No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para responder 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, serão concedidas 5h30 para as 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias mais Redação. 

A inscrição no Exame permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e às bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Ele também pode participar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos; do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Ciência sem Fronteiras, obter certificação de conclusão do ensino médio e ingressar em instituições de ensino superior de Portugal

Estude no Brasil Escola

Com o objetivo de contribuir no processo de preparação dos estudantes, o Brasil Escola vai transmitir videoaulas gratuitas até a realização do Enem 2016. Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, conferir dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame, resolver provas anteriores do Enem e estudar no site do Brasil Escola.