UFPel abre inscrições da 3ª etapa do Pave 2020

Prazo vai até 18 de abril. Cadastro das demais fases será de 17 de abril a 7 de junho.
Em 15/03/2021 13h57 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: Divulgação/UFPel
Crédito da Foto: Divulgação/UFPel
Crédito da Imagem: Divulgação/UFPel
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, abriu as inscrições da terceira etapa do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave) 2020. Os interessados podem se inscrever até 18 de abril. 

Faça sua inscrição no Pave 2020

Inscrições feitas até 31 de março terão taxa de R$ 65. Após a data, o valor subirá para R$ 90. 

As inscrições para as demais etapas do Pave serão realizadas de 17 de abril a 7 de junho. Os valores da taxa mudam de acordo com a fase da seleção e a data do cadastro. 

Isenção

A UFPel receberá pedidos de isenção da taxa para estudantes de duas categorias:

  • Inscritos no CadÚnico
  • Lei Federal 12.799/2013: estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios particulares, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família. 

Os pedidos da terceira etapa serão recebidos até 31 de março, já as demais fases poderão solicitar o benefício de 17 de abril a 10 de maio. 

O resultado da isenção para a etapa 3 sairá em 5 de abril. Os isentos das fases 1 e 2 serão conhecidos em 13 de maio.

Migração e Participação

Os candidatos da etapa 3 do Pave tiveram até 10 de março para solicitar a migração ou participação no Pave 2020, já o período para a fase 2 segue aberta até 8 de abril. 

A migração é voltada para o candidato que precisa repetir a etapa do Pave por uma das situação a seguir:

A) Reprovação
B) Alteração estrutura do ensino médio
C) Greve ou evento que afete o calendário escolar

Já a participação é destinada ao candidato que não fez a etapa anterior do Pave e pretende fazer a prova deste ano. 

Provas

Apenas a terceira etapa teve sua data divulgada até o momento, as demais fases terão seu cronograma informado até 10 de maio. 

As provas da terceira etapa serão realizadas em 13 de junho. A seleção será composta por uma redação e questões de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. 

Resultado e Vagas

As notas da terceira etapa do Pave serão divulgadas em 4 de julho e recursos serão recebidos entre os dias 5 e 7 seguintes. O resultado final sairá em 9 de julho. As demais fases da seleção ainda não têm data de publicação da pontuação dos candidatos.

A UFPel oferece 1.203 vagas no Pave 2020, sendo no mínimo 50% para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. 

Das 1.203 oportunidades, 724 são em cursos com oferta somente no primeiro semestre; 94 para graduações com ingresso apenas no segundo semestre e o restante com entrada nos dois (98 no primeiro e 107 no segundo). 

Mais informações no edital e pelo site da UFPel.