A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que vai oferecer um bônus de 10% das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os candidatos ao curso de Medicina em Recife.
O bônus será destinado aos candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em Pernambuco e moram no Estado. Esse benefício consiste em um acréscimo de 10% na nota final do Enem para a classificação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) na UFPE.
O sistema de bônus já era utilizado pela universidade para todos os cursos dos campi de Vitória de Santo Antão e Caruaru como forma de estimular a inclusão regional com o acesso dos estudantes que residem e que tenham estudado em escolas regulares e presenciais no Estado.
No caso do curso de Medicina, nos últimos quatro anos, o percentual médio de ocupação das vagas por estudantes de outros Estados foi acima de 49%, levando à necessidade de estender o bônus de inclusão regional também para o curso.
Como vai funcionar o bônus?
- Medicina (Recife): Destinado aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco e que residam no Estado.
- Demais Cursos (Caruaru e Vitória): Destinado aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata Pernambucana e do Agreste Pernambucano (de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) e que residam nessas regiões.
Bônus ou Lei de Cotas
A universidade também informou que os candidatos que desejarem obter o benefício do bônus ou aderirem à política de reserva de vagas definida na Lei de Cotas devem optar por uma das duas opções no ato da inscrição, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.
Para mais informações acesse o Site da UFPE.