Topo
pesquisar
Em 01/07/2014 12h01, atualizado em 03/07/2014 09h05

O tema das migrações no Enem

Enem

O tema das migrações no Enem é algo bastante cobrado pelo exame, exigindo conhecimentos históricos, geográficos e atuais por parte dos candidatos. Por Rodolfo F. Alves Pena
O número de migrações internacionais aumenta constantemente
O número de migrações internacionais aumenta constantemente
PUBLICIDADE

Olá, pessoal! A nossa dica de hoje tem como objetivo abordar o tema das migrações no Enem. 

Depois de termos conferido algumas dicas de estudos sobre a dinâmica demográfica, vamos agora nos dedicar mais aprofundadamente aos movimentos migratórios, que possuem sempre certa atualidade e estão constantemente rendendo novos temas para as discussões. Aliás, o tema da prova de redação de 2012 foi justamente as migrações para o Brasil no século XXI, o que revela a importância desse assunto.  

Os movimentos migratórios sempre fizeram parte da história da humanidade, que era inicialmente nômade. No entanto, em seu sentido atual, é o processo de globalização quem propicia a intensificação desse fenômeno, sobretudo com os avanços nos meios de transporte e comunicação. Segundo dados da ONU, o mundo atual conta com 232 milhões de migrantes internacionais. 

Sobre isso, o candidato deve primeiramente voltar-se para os tipos de migração, tanto as internacionais, aquelas que ocorrem quando as populações se movem de um país para o outro, quanto as migrações internas. Sobre esse último tipo, é importante a compreensão dos movimentos migratórios no Brasil, os históricos e os atuais, tanto de migrantes inter-regionais quanto de migrantes estrangeiros que aqui se instalaram e ainda se instalam, dos quais a leva de haitianos residentes no país é o caso mais recente. 

Em resumo, podemos considerar que as migrações no contexto mundial costumam ser, predominantemente, de populações residentes em países subdesenvolvidos e emergentes em busca de melhores condições de vida no mundo desenvolvido, notadamente alguns países da União Europeia e os Estados Unidos. Confira uma questão do Enem de 2011 que aborda exatamente esse ponto:

Questão do Enem 2011 sobre migrações

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Questão do ENEM de 2011 sobre migrações

Após apresentar um texto introdutório sobre os processos migratórios e seus aspectos, a questão pede para que o candidato assinale a alternativa que aponte uma causa dos movimentos migratórios recentes e a política adotada pelos países desenvolvidos sobre essa questão. Trata-se, portanto, de uma questão básica, haja vista que os migrantes, em sua maioria, deslocam-se em busca de melhores condições de vida, fator que é combatido, ao menos oficialmente, pelos países desenvolvidos, que adotam medidas restritivas (letra A), das quais o caso mais emblemático é o muro construído pelos Estados Unidos na fronteira com o México. 

Além disso, vêm ocorrendo recentemente vários episódios envolvendo a morte de pessoas durante tentativas de imigração ilegal. Em outubro de 2013, mais de 300 pessoas morreram quando um barco com pessoas oriundas da Eritreia e da Somália virou nas proximidades da Ilha de Lampedusa com destino à Itália. Pouco tempo depois,  outra embarcação com populações do norte da África também sofreu o mesmo destino no mesmo local. Em maio de 2014, novamente um episódio muito semelhante se repetiu, vitimando vários imigrantes que buscavam uma vida melhor em terras italianas. 

Por esse motivo, além de estudar os temas acima apontados, é sempre bom ir em busca de registros históricos de imigrações no Brasil, como a dos italianos, dos japoneses, entre muitas outras. Além disso, como vimos, casos atuais também ocorrem o tempo todo, o que exige do candidato o acompanhamento de notícias e informações sobre o tema.

As dicas de Geografia de hoje ficam por aí. Bons estudos a todos!

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola