SiSU 2024: aprovados em 1º lugar em Medicina contam estratégias de estudo para o Enem

Estudantes realizaram sonho passando para Medicina na UFSC e na Unioeste, no Paraná
Em 02/02/2024 18h36 , atualizado em 05/02/2024 14h02 Por Silvia Tancredi

estudantes de Medicina
Recomenda-se ter estratégias para passar em Medicina pelo SiSU [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Passar para o curso de Medicina oferecido pelo SiSU 2024 e ainda em primeiro lugar é uma conquista especial e marcante. Esse é o sentimento dos estudantes Matheus e Ana Clara, ambos da região Sul do Brasil.

Matheus Schneider Romansin, 18 anos, recebeu como presente de aniversário adiantado a aprovaçao para Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O jovem fará 19 anos na próxima segunda-feira (5).

Por outro lado, Ana Clara Schreiber, 23 anos, aprovada na Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), no Paraná, sentiu a conquista de um sonho que, há quatro anos, tinha deixado para trás: passar para o curso de Medicina.

Leia também: 10 dicas para passar no vestibular de Medicina

Vídeo inspirador

"Sempre levo em meus pensamentos um vídeo de um doutor no qual ele diz que nunca se sentiu entediado um dia sequer em seu trabalho", revela Matheus Schneider. Segundo o estudante, as palavras do doutor agitaram o seu pensamento e, partir daquele momento, ele teve certeza de que queria seguir o sonho de cursar Medicina.

"Tenho uma visão que a medicina pode me levar a conhecer coisas muito complexas e entender muito sobre as verdades da vida. Isso me anima", confessa.

O estudante, que é de São Paulo capital, mas atualmente mora em Frederico Westphalen (RS), conta que, quando viu seu nome na lista, ficou muito feliz e realizado pois a aprovação é fruto de todo o seu ano de estudo e, ainda mais, em uma universidade que não acarretará em peso financeiro para a sua família.

Matheus passou em vários vestibulares para o curso de Medicina. O aluno terminou o ensino médio em 2022 e, no ano passado, estudou no pré vestibular Fleming em Chapecó (SC).

Durante o cursinho, o estudante viu um conteúdo muito detalhado, o que acabou dando vontade de aprender e de enfrentar os desafios, como, por exemplo,  pegar as questões difíceis das provas anteriores do Enem e resolvê-las. Quando ele não conseguia acertar, corrigia cada passo e detalhe do conteúdo.

"Acredito que a principal dica para passar no curso de Medicina no SiSU  é manter os pés no chão. Digo isso em referência a ter a noção de que não há coisa que não se possa aprender, e quando já se sabe tal matéria, ter a humildade de revisar e aprender melhor ainda as entrelinhas, pois são em questões que se tem a certeza que vamos acertar, por dominar o conteúdo, que os erros mais bobos acontecem"

Matheus Schneider

Matheus Schneider passou em Medicina na UFSC pelo SiSU 2024

Realização de sonho antigo

Ana Clara Schreiber, nascida em Guaraniaçu (PR) e morando atualmente em Cascavel, também no Paraná, queria ser médica desde os 7 anos. Mas, aos 17, após sair do ensino médio começou o cursinho, mas por motivos pessoais teve que desistir.

A jovem retomou esse sonho em 2020. "Por pressão social me sentia velha para reiniciar essa caminhada na minha vida, mas fui muito apoiada pela equipe do cursinho que acreditou em mim desde o início da trajetória", lembra.

Conforme a estudante conta, ela teve orientação de maneira individual adaptada à sua realidade, disponibilizando momentos para as atividades em sua casa e reservando momentos de lazer e atividade física.

Ana Clara focou em conteúdos específicos nos quais tinha mais dificuldade, como matemática e ciências da natureza, e fez mais de dez resumos sobre os assuntos para fixar. "Aliando os resumos com os exercícios e a resolução personalizada para o Enem que consegui aumentar minha nota neste ano e meu desempenho nas minhas dificuldades", salienta.

"A minha estratégia para passar em Medicina no SiSU foram os resumos ativos: eu resumia toda a aula que assistia com o que eu lembrava da matéria uma semana depois, antes da próxima aula da matéria o que me permitia relembrar o assunto e corrigir meus erros, pois após o resumo pronto eu consultava meu material de apoio e complementava e corrigia tudo que escrevi"

Ana Clara Schreiber

A aluna conta ainda que, para se preparar para a redação do Enem 2023, fez todas as propostas do curso e dos simulados. Ela também comparecia a todos os atendimentos com a professora. "O resultado foi nota 980 na redação, o que me fez entrar na faculdade dos meus sonhos", acredita.

Ana Clara Schreiber foi aprovada para Medicina na Unioeste (PR)

Leia também:

Aprovado em Medicina pelo SiSU 2024: jovem gaúcho estudou em casa e conquistou o 2º lugar na UFSM

Empreendedora no ramo da fotografia conquista o 1º lugar em Medicina pelo SiSU 2024

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

SiSU 2024

Conforme o MEC, o SiSU 2024 ofereceu 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior participantes. O Sisu 2024 registrou 2.427.929 inscrições, tendo em vista que cada candidato pode optar por até dois cursos no programa.

Os estudantes aprovados devem se matricular no SiSU 2024 seguindo os calendários e informações de locais do registro acadêmico da universidade de oferta da vaga.

Para quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso, é possível participar da lista de espera do SiSU até o dia 7 de janeiro. Nesse caso, os estudantes devem manifestar o interesse na lista de espera. 

Para mais informações, acesse o Edital do SiSU 2024.

Crédito da imagem:

[1] Shutterstock

[2] e [3] Arquivo pessoal


Relacionados

estudantes de Medicina
Aprovada em 5 universidades públicas para Medicina aconselha estudar de forma estratégica
Estudar de forma estratégica. Essa é dica de estudos de Angelica Toledo, 18 anos, aprovada em cinco universidades públicas para o curso de Medicina.
Notícias
estudantes de Medicina
Aprovado em Medicina pelo SiSU 2024: jovem gaúcho estudou em casa e conquistou o 2º lugar na UFSM
Daniel Fagundes (25) estudou por 30 meses em casa e conquistou o 2º lugar no curso de Medicina pelo SiSU 2024. Clique e conheça a história do jovem gaúcho.
Notícias
estudantes de Medicina
Aprovados no Sisu 2024 devem se matricular até amanhã (7)
Amanhã, também acaba o prazo para manifestar interesse na lista de espera
Notícias
estudantes de Medicina
Empreendedora no ramo da fotografia conquista o 1º lugar em Medicina pelo SiSU 2024
Estudando sozinha, a gaúcha Amanda Pizarro (30) foi aprovada em 1º lugar no curso de Medicina da UFSM pelo SiSU 2024. Conheça a trajetória da empreendedora.
Notícias
estudantes de Medicina
MEC admite publicação indevida de resultados provisórios do SiSU 2024
MEC admitiu hoje que soltou resultados provisórios do SiSU 2024 de forma indevida. Estudantes saíram da lista de aprovados por causa de erro.
Notícias
estudantes de Medicina
SiSU 2024: matrículas podem ser feitas até esta quarta-feira (7)
Aprovados na chamada regular têm até esta quarta-feira (7) para efetivar a matrícula na universidade pelo SiSU 2024. Clique e saiba mais!
Notícias
estudantes de Medicina
Unicamp 2024: aprovado em 1º lugar dá dicas de estudo para passar em vestibular de Medicina
É possível passar no vestibular de Medicina estudando pela internet. Aprovado em 1º lugar para Medicina na Unicamp 2024 dá dicas de estudo.
Notícias