SiSU 2020/1: site apresenta problemas no primeiro dia de inscrições

Estudantes reclamam nas redes sociais que não estão conseguindo efetuar a inscrição.
Em 21/01/2020 10h49 , atualizado em 21/01/2020 12h17 Por Adriano Lesme

Falha no site do SiSU informa erroneamente que as inscrições estão encerradas
Falha no site do SiSU informa erroneamente que as inscrições estão encerradas
Crédito da Imagem: Reprodução SiSU
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1 foram abertas nesta terça-feira, 21 de janeiro, mas estudantes relatam nas redes sociais que não estão conseguindo se inscrever. O erro mais comum é uma mensagem informando que as inscrições estão encerradas.

Faça aqui sua inscrição no SiSU 2020/1

O Brasil Escola tentou fazer a inscrição no SiSU por volta das 10h30 e não conseguimos. Ao clicar em "Fazer inscrição", na página inicial, uma outra página fica carregando com uma imagem ao fundo informando que o prazo de inscrição terminou. Depois de alguns minutos, o site volta para a página inicial.

Página de inscrição do SiSU não carrega

Pelo Twitter, estudantes reclamam que não estão conseguindo se inscrever. A União Nacional do Estudantes (Une) afirmou em sua rede social que está tentando entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC) e que "nunca um exame teve tantos episódios de negligência com os estudantes", se referindo aos erros nas notas do Enem. O SiSU é o segundo assunto mais comentado na rede social no momento.

Une reclama de falha no site do SiSU pela sua conta no Twitter

O que diz o MEC

Por volta das 8h30, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, postou na sua conta pessoal no Twitter que o site do SiSU estava funcionando normalmente. Na conta do MEC não há nenhuma menção aos erros desta manhã.

Em contato feito pelo Brasil Escola, a assessoria de comunicação do MEC confirmou o erro no site do SiSU, que teria sido ocasionado pela grande quantidade de acessos. Segundo a assessoria, o problema foi solucionado por volta do meio-dia. No entanto, tentamos efetuar a inscrição no início da tarde e o site continuava voltando para a página inicial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Suspensão do SiSU

Ontem, 20, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal, encaminhou ao ministro Abraham Weintraub ofício no qual solicita que a suspensão das inscrições para o SiSU 2020/1 até que os erros nas notas do Enem 2019 fossem corrigidos.

A PFDC também pediu ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que informe, em até 24 horas, os motivos que geraram as inconsistências na correção das provas do Enem.

Ainda na noite de ontem, representantes do Inep, incluindo o presidente Alexandre Lopes, concederam entrevista coletiva para esclarecer os erros nas notas e informar que eles haviam sido corrigidos. Segundo o Inep, foram identificadas inconsistências nas notas de 5.974 participantes do Enem 2019, o que representa 0,15% do total de presentes (3,9 milhões).

O erro teria sido da gráfica que, ainda segundo o Inep, associou equivocadamente a cor do caderno de questões dos participantes e o gabarito correspondente. “Acionamos, imediatamente, a gráfica e o consórcio aplicador para identificação da origem do ocorrido. Montamos uma força-tarefa para que todas as providências fossem tomadas sem prejuízo a qualquer participante e ao cronograma do Sisu”, afirmou o presidente Alexandre Lopes.