Topo
pesquisar
Em 16/02/2018 08h10, atualizado em 07/03/2018 10h01

Edital do FIES 2018/1 já pode ser consultado

Notícias

As inscrições estarão abertas entre os dias 19 e 28 de fevereiro, pela internet. Por Rafael Batista
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, o Edital do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para o primeiro semestre de 2018. Todo o processo de inscrição será feito pela internet entre os dias 19 e 28 de fevereiro de 2018.

Veja o Edital

A expectativa do governo é oferecer 310 mil novas vagas, sendo 100 mil delas a juros zero, de acordo com a faixa em que o estudante se enquadrar. Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010, com média acima de 450 pontos e sem ter zerado a redação.

Segundo o Edital, estudantes com renda familiar de até três salários-mínimos por mês podem se inscrever na FIES, que terá juros zero. No entanto, aqueles com rendimentos mensais de três até cinco salários somente poderão se inscrever na modalidade chamada de Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES), com juros definidos pelo agente financeiro. Entenda a diferença entre as duas molidades:

FIES
- 100 mil vagas para o primeiro semestre;
- Fonte de recurso: Tesouro Nacional;
- Juros zero com correção da inflação;
- Prestações máxima de 10% da renda familiar;
- Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

P-FIES
- 55 mil vagas para o primeiro semeste;
- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento;
- Juros de acordo com o banco em que o financiamento for fechado;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Inscrições

Para efetivar a inscrição, o candidato deverá informar os dados pessoais e do grupo familiar. Além disso, será necessário definir o grupo de preferência, que levará em consideração os seguintes itens: estado; município; nomenclatura do curso; conceito pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); e área e subárea do conhecimento.

O estudante deverá indicar até três opções de cursos, em ordem de prioridade e poderá alterar essas opções quantas vezes achar necessário até o fim do prazo de inscrições. Para fins de classificação será considerada a última alteração feita.

Tire suas dúvidas sobre o Fies

Resultados

O resultado do FIES deve ser publicado no dia 5 de março e do P-FIES no dia 12 do mesmo mês. No primeiro caso, os estudantes estarão sujeitos a novas chamadas em lista de espera, entre os dias 6 e 30 de março.

Após a divulgação dos resultados, os pré-selecionados deverão acessar o SisFies para concluir a inscrição e validar seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na própria universidade, em até dez dias. Além disso, será necessário comparecer a um agente financeiro do FIES em até 20 dias com a documentação exigida e formalizar a contratação do financiamento.

Acesse o FAQ do FIES

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola