Inscrições para o Fies 2018/1 fecham hoje (2)

Previsão, conforme cronograma, é que o resultado do programa seja liberado no dia 5 de março
Em 02/03/2018 00h01 , atualizado em 08/03/2018 16h08 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Depois de prorrogar as inscrições, o Ministério da Educação (MEC) encerra nesta sexta-feira, 2 de março, as inscrições para o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) do primeiro semestre de 2018. Inicialmente, o prazo encerraria no dia 28 de fevereiro.

Participe do Fies 2018/1

Até as 9h de hoje, o sistema registrou 437.772 inscrições concluídas. No entanto, de acordo com o diretor de políticas e programas de educação superior do MEC, Vicente Almeida, cerca de 400 mil inscrições ainda se encontravam na fase de preenchimento no Sistema de Seleção do Fies.

No momento da inscrição, os candidatos devem informar a qual grupo familiar pertencem. Também será necessário definir o grupo de preferência, que levará em consideração os seguintes itens: estado; município; nomenclatura do curso; conceito pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); e área e subárea do conhecimento.

No ato da inscrição, o estudante deve indicar até três opções de cursos, em ordem de prioridade e pode alterar essas opções quantas vezes achar necessário até o fim do prazo de inscrições. Para fins de classificação será considerada a última alteração feita.

Acesse o FAQ do FIES

Critérios para inscrição

Entre os critérios previstos para se inscrever no Fies, é necessário que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010. A nota mínima exigida na prova do MEC é média acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação.

Outro fundamento para a seleção dos candidatos é a renda: estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos por mês podem se inscrever na FIES. No entanto, aqueles com rendimentos mensais de três até cinco salários somente poderão se inscrever na modalidade chamada de P-FIES.

Veja outros detalhes no Edital do Novo Fies.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado e vagas

Para este ano, a expectativa do governo é oferecer 310 mil novas vagas, sendo 155 mil para o primeiro semestre. Do total de oportunidades para 2018, 100 mil delas são a juros zero (P-FIES), de acordo com a faixa em que o estudante se enquadrar. 

O resultado deve ser publicado no dia 5 de março, em chamada única, com prazo entre os dias 6 e 30 do mesmo mês para a Lista de Espera do FIES. No caso dos estudantes inscritos pelo P-FIES, a relação de selecionados deve ser publicada no dia 12 de março e não haverá lista de espera. 

Os selecionados deverão acessar o SisFies para concluir a inscrição e validar seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para a qual foi convocado em até dez dias. Além disso, será necessário comparecer a um agente financeiro do FIES em até 20 dias com a documentação exigida e formalizar a contratação do financiamento.

Novo Fies

No final de 2017, o governo anunciou algumas mudanças no Fies, entre elas a criação duas faixas de financiamento, beneficiando grupos diferentes. Veja os detalhes de cada uma:

FIES
- 80 mil vagas para o primeiro semestre;
- Fonte de recurso: Tesouro Nacional;
- Juros zero com correção da inflação;
- Prestações máxima de 10% da renda familiar;
- Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

P-FIES
- 75 mil vagas para o primeiro semeste;
- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento;
- Juros de acordo com o banco em que o financiamento for fechado;
- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Outra mudança adotada no programa foi o estabelecimento de critérios para a manutenção do subsídio. Veja os detalhes.