O resultado do Enem 2024 foi divulgado oficialmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 13 de janeiro de 2025.
A relação das notas das cinco provas que fazem parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sairá na página do participante. Para acessar o resultado, é necessário entrar no sistema com os dados de acesso da conta gov.br.
Mais de 3,1 milhões de candidatos fizeram as provas do Enem 2024 nos dias 3 e 10 de novembro. O exame contou com 180 questões de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, além da redação com o tema sobre a valorização da herança africana no Brasil.
Notas de treineiro serão disponibilizadas 60 dias após a divulgação do resultado do Enem, ou seja, em março.
Tópicos deste artigo
- 1 - Como calcular a nota do Enem 2024?
- 2 - Qual o valor da nota do Enem 2024?
- 3 - Como e onde usar a nota do Enem 2024?
- 4 - Como é feita a correção do Enem 2024?
Como calcular a nota do Enem 2024?
A nota do Enem 2024 é calculada conforme as regras definidas pelo sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI). O modelo busca "representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens", afirma o Inep.
Dessa forma, não é possível calcular de forma exata a nota do Enem levando em consideração o número de acertos do gabarito.
Qual o valor da nota do Enem 2024?
A nota do Enem 2024 é definida a partir da média geral das cinco provas que fazem parte do exame. Veja a seguir:
-
Redação: 0 a 1000 pontos
-
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: até 1.000 pontos
-
Ciências Humanas e suas Tecnologias: até 1.000 pontos
-
Matemática suas Tecnologias: até 1.000 pontos
-
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: até 1.000 pontos
É possível, conforme o funcionamento do sistema TRI, que alguém tire uma nota superior a mil pontos. Isso já aconteceu com a prova de Matemática em uma edição anterior do Enem. Da mesma forma, que não é comum zerar uma prova objetiva do exame.
Lembrando que nos vestibulares e processos seletivos como o caso do SiSU, as universidades podem definir pesos para cada área do conhecimento, o que irá mudar a média da nota do Enem. Cursos das Ciências Exatas terão pesos maiores na prova de Ciências da Natureza, por exemplo, formações de Engenharias.
Como e onde usar a nota do Enem 2024?
A nota do Enem 2024 pode ser utilizada em uma série de processos seletivos que oferecem vagas em cursos de graduação, seja na educação pública ou na particular.
O Ministério da Educação (MEC) realiza seleções que destinam vagas para quem fez o Enem, tais como:
-
Sistema de Seleção Unificada (SiSU): vagas em universidades públicas. Inscrições são abertas uma vez ao ano, entre janeiro e fevereiro.
-
Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo (parciais e integrais). Prazos de inscrição abertos no primeiro e segundo semestre.
-
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamento de mensalidades de graduações de instituições privadas de ensino superior. Inscrição abre no começo e meio do ano.
Além disso, as universidades e faculdades realizam vestibulares e seleções próprias que aproveitam as notas do Enem de forma exclusiva ou parcial para o ingresso em cursos de graduação. O Enem também é utilizado em seletivas de oferta de bolsas para faculdades particulares.
Para quem deseja estudar no exterior, o MEC possui uma parceria com o governo de Portugal. Com as notas do Enem, os estudantes brasileiros podem disputar vagas no ensino superior de 35 instituições de ensino superior portuguesas. Saiba mais aqui.
Veja também: Utilize a calculadora do Brasil Escola para saber suas chances de aprovação com base nas notas de corte do SiSU
Como é feita a correção do Enem 2024?
Conforme o TRI, a correção do Enem 2024 levará mais em consideração quais as questões que cada candidato acertou do que a quantidade de itens corretos no exame para determinar a nota de cada área do conhecimento.
Já a nota da prova de redação segue as regras e orientações da cartilha de redação do Enem 2024. Os avaliadores levam em conta as cinco competências do exame para atribuir notas ao participante que variam de 0 a 200 para cada competência, totalizando até 1.000 pontos na redação. Saiba mais sobre como é corrigida a redação do Enem aqui.
Saiba mais: Entenda como calcular a média do Enem
O tema da redação do Enem 2024 foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". Professores e especialistas elogiaram a proposta temática da produção textual e destacaram a importância do debate. Leia análise e comentários aqui.
Crédito da imagem:
[1] Marcelo Camargo / Agência Brasil