Gabarito oficial do Enem 2024 está disponível. Conheça sistema TRI, que calcula nota do exame

Sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o método escolhido pelo Inep para calcular as notas do exame
Em 14/11/2024 16h09 , atualizado em 14/11/2024 16h35 Por Silvia Tancredi

estudante ruiva mexendo no notebook.
É importante que estudantes conheçam o Sistema TRI do Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O gabarito oficial do Enem 2024 saiu na manhã de hoje, 14 de novembro. As notas do exame são calculadas por meio do Sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é o método escolhido pelo Inep.

Calcular a nota do Enem não é tão simples como em boa parte dos vestibulares, por isso é interessante que os participantes do Enem 2024 saibam como funciona a TRI e as suas características.

Vale lembrar que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixera (Inep) não aceita recursos contra o gabarito divulgado hoje. Entretanto, a questão 100 da prova de Ciências da Natureza foi anulada.

O resultado do Enem 2024 sairá no dia 13 de janeiro de 2025. Com as notas do exame, os estudantes podem ingressar no ensino superior.

Enem 2024: confira onde usar as notas do exame educacional

O que é Sistema TRI do Enem?

De acordo com este documento "Entenda sua nota do Enem", divulgado pelo Inep, a TRI é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens. 

O Sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI) define ainda que, antes da atribuição de uma nota à prova, é criada uma base de dados a partir dos erros e acertos dos estudantes, levando em consideração três aspectos:

  • Capacidade de discriminação, distinguindo os candidatos que têm a proficiência requisitada daqueles que não a tem (por exemplo, se o participante é bom em Matemática e/ou Ciências Humanas);

  • Grau de dificuldade de cada questão: fácil, médio ou difícil;

  • Controle de acerto casual (chute).

O sistema TRI do Enem entende, por exemplo, que o participante que acertou apenas questões consideradas mais fáceis deveria ter nota maior do que aquele que acertou apenas perguntas mais difíceis.

Na prática, conforme a TRI, a chance de o estudante saber realmente as respostas das questões mais fáceis é maior do que a possibilidade de que ele saiba o teor das perguntas difíceis, uma vez que, nesse último caso, o aluno pode ter “chutado” a resposta.

Segundo o Inep, um aspecto importante da TRI é que ela considera a particularidade de cada item. Assim, as notas não dependem do total de itens da prova, mas de cada item que a compõe.

A TRI não é um método utilizado somente no Enem. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela é usada no Scholastic Aptitude Test (SAT), uma prova que se assemelha ao exame brasileiro. 

Veja também:

Como calcular a nota do Enem?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como foi o Enem 2024?

Prova do 1º dia do Enem 2024

No primeiro dia do Enem 2024, os estudantes responderam 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Professores ressaltaram que foram cobrados temas da atualidade, das mulheres e questões sociais, raciais e culturais. Os profissionais acreditam que o 1º dia de exame foi de nível médio.

A prova de Linguagens exigiu conhecimento cultural dos participantes; já a prova de Ciências Humanas contou com mais questões sobre Brasil, especialmente em história e geografia.

Os participantes também produziram uma redação, cujo tema foi: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".

Confira os comentários sobre o tema da redação do Enem 2024

Segundo o Inep, dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Enem 2024, mais de 26% faltaram às provas. Outro dado é que 4.999 estudantes foram eliminados.

2ª dia do Enem 2024

No 2º dia do Enem 2024, os estudantes responderam 45 questões objetivas de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.

Professores consideram a prova de Matemática do Enem 2024 com dificuldade semelhante a de anos anteriores e previsível quanto aos conteúdos que foram cobrados. 

A prova de Ciências da Natureza do Enem 2024 equilibrou bem as disciplinas de Biologia, Química e Física. No gera, os professores consideraram as questões com dificuldade média a fácil.

Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem 2024.


Relacionados

estudante ruiva mexendo no notebook.
Enem 2024: confira onde usar as notas do exame educacional
As notas do Enem 2024 podem ser usadas em programas de acesso ao ensino superior, em vestibulares e para estudar em universidades de Portugal.
Notícias
estudante ruiva mexendo no notebook.
Enem 2024: pedidos de reaplicação do exame terminam nesta sexta (15); veja quem pode pedir
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebe até esta sexta (15) os pedidos de reaplicação do Enem 2024.
Notícias
estudante ruiva mexendo no notebook.
Inep divulga gabarito oficial do Enem 2024
O Inep divulgou hoje os gabaritos oficiais do Enem 2024. As provas foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil.
Notícias
estudante ruiva mexendo no notebook.
Local de prova da reaplicação do Enem 2024 é divulgado pelo Inep
Estudantes que farão a reaplicação do Enem 2024 já podem consultar o cartão com o local de prova. Exame será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro.
Notícias
estudante ruiva mexendo no notebook.
Pedidos de reaplicação do Enem 2024 começam hoje (11)
Veja as datas para solicitar a reaplicação do Enem 2024 e os dias que as provas serão realizadas.
Notícias
estudante ruiva mexendo no notebook.
Resultado do Enem 2024: saiba quando será divulgado e como usar as notas
Saiba quando o Inep soltará as notas e resultado das provas do Enem 2024. Entenda como e onde utilizar o desempenho obtido no exame.
Enem
estudante ruiva mexendo no notebook.
SiSU 2025
Fique por dentro de tudo sobre o SiSU 2025. Confira as datas, o edital, orientações e vagas oferecidas em universidades públicas com as notas do Enem 2024.
Enem
estudante ruiva mexendo no notebook.
SiSU 2025: UFPE divulga pesos das notas do Enem para todos os cursos
UFPE divulgou os pesos que cada uma das provas do Enem 2024 terão no SiSU 2025. Universidade também publicou notas mínimas que estudantes precisam ter tirado.
Notícias