O resultado do Enem 2024 será publicado no dia 13 de janeiro. A data foi divulgada no Edital do exame, que é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No dia do resultado, os estudantes terão acesso às notas de todas as cinco provas do Enem 2024. Mas, o espelho da redação e as notas dos treineiros somente serão divulgados posteriormente.
Com as notas do Enem 2024 em mãos, os participantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições para o programa do Ministério da Educação (MEC) poderão ser feitas de 17 a 21 de janeiro.
Algumas universidades já informaram quantas vagas vão oferecer no SiSU 2025. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a que terá mais chances: mais de 9 mil vagas.
Ainda com as notas do Enem, os estudantes poderão participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares, e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que conta com financiamentos em universidades privadas.
Como foi o Enem 2024?
No primeiro dia do Enem 2024, que ocorreu em 3 de novembro de 2024, os estudantes responderam 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Professores ressaltaram que foram cobrados temas da atualidade, das mulheres e questões sociais, raciais e culturais. Os profissionais acreditam que o 1º dia de exame foi de nível médio.
A prova de Linguagens exigiu conhecimento cultural dos participantes; já a prova de Ciências Humanas contou com mais questões sobre Brasil, especialmente em história e geografia.
Os participantes também produziram uma redação, cujo tema foi: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
Confira os comentários sobre o tema da redação do Enem 2024
Segundo o Inep, dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Enem 2024, mais de 26% faltaram às provas. Outro dado é que 4.999 estudantes foram eliminados.
2ª dia do Enem 2024
No 2º dia do Enem 2024, realizado em 10 de novembro, os estudantes responderam 45 questões objetivas de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.
Professores consideram a prova de Matemática do Enem 2024 com dificuldade semelhante a de anos anteriores e previsível quanto aos conteúdos que foram cobrados.
A prova de Ciências da Natureza do Enem 2024 equilibrou bem as disciplinas de Biologia, Química e Física. No gera, os professores consideraram as questões com dificuldade média a fácil.
Reaplicação do Enem 2024
As provas da reaplicação do Enem 2024 foram aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro. O formato foi o mesmo da edição regular. O tema da redação foi: "Desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro".
Puderam participar da reaplicação pessoas que estavam doentes no dia da prova regular ou que passaram por algum problema de logística. Também fizeram as provas Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).
Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem 2024.