Grande parte dos estudantes que fizeram o Enem 2024 aprovaram o tema da redação, realizada no último domingo, 3 de novembro. Os participantes escreveram sobre "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
Mas, apesar de saberem a importância do tema e da necessidade de discuti-lo, a maioria dos jovens também comentou que foram pegos de surpresa, pois esperavam outros assuntos, como, por exemplo, mudanças climáticas.
Vale lembrar que a redação do Enem tem uma particularidade: os estudantes recebem o tema e devem dissertar em cima dele e, ao final do texto, apresentar uma proposta de intervenção, que é uma solucão viável para a questão apresentada.
A proposta de intervenção, conforme a Cartilha de Redação do Enem 2024, é o momento em que o participante precisa demonstrar seu preparo para exercitar a cidadania e atuar na realidade, em consonância com os direitos humanos.
Veja também:
Comentários sobre o tema da redação do Enem 2024
Enquanto alguns alunos tinham discutido o assunto herança africana no Brasil e seus descobramentos, como racismo, outros nem cogitaram o tema. Veja abaixo alguns comentários sobre a redação do Enem 2024:
Maria Clara Baroni Marani
Aluna do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Maria Clara comenta que gostou do tema da redação do Enem 2024 e que, inclusive, já havia discutido sobre o assunto em aulas das matérias de Literatura, Inglês, História e, é claro, redação.
"Achei um tema muito atual e que, às vezes, temos dificuldade de falar sobre ele, por não ter vivido isso. Mas, é um assunto muito importante e que repercute bastante"
Fernanda Ribeiro Reis
A jovem opina que o tema da redação foi tranquilo, pois, quando o viu, lembrou do que tinha estudado e pôde apresentar o que havia entendido sobre o assunto. "Estudei quase toda a semana sobre cultura e mencionei bastante problemas (preconceitos) e falei sobre o racismo e em história estudei sobre a escravatura no Brasil", lembra.
"Na minha proposta de intervenção da redação do Enem 2024, detalhei mais na parte da educação no Brasil, porque aqui o racismo afeta a vida das pessoas tanto dentro das escolas quanto fora"
Mas, a aluna confessa que tinha pensando em outros temas, como, por exemplo, fake News, preconceitos nas escolas e problemas climáticas.
Fernanda pretende usar as notas do Enem para ingressar no curso de Pedagogia.
Gabrielly Silva Sousa
A estudante avalia o tema da redação do Enem 2024 como interessante e não muito complexo de trabalhar. Entretanto, a jovem afirma que o assunto a pegou de supresa e que ela não tinha pensando sobre o assunto.
"Na minha proposta de intervenção, ressaltei que o Governo precisa fazer investimentos para ampliar campanhas de divulgação enfatizando a importância do assunto"
Aluna do 3º ano do ensino médio, ela já tinha feito duas provas do Enem como treineira. Neste ano, dedicou-se com uma intensa rotina de estudos e está confiante de que terá bom resultado. Gabriellly vai tentar ingressar no curso de Medicina com as notas do Enem 2024.
Comentários de professores sobre o tema da redação do Enem 2024
Mara Coura Linhares, autora de redação do Fibonacci Sistema de Ensino, acredita que o estudante que estava acompanhando os temas de atualidades não terá dificuldade na escrita deste tema.
"Recentemente, foi oficializado o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, como feriado nacional, além de uma atualização na Lei de Cotas com a inclusão da comunidade quilombola como um dos grupos beneficiados pela política de ação afirmativa", lembra.
No que se refere à argumentação, o estudante pode recorrer a autores que "evocam e sustentam a cultura africana no Brasil", como é o caso do filósofo quilombola Antônio Bispo dos Santos (Nego do Bispo), que inclusive foi cobrado no Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sugere Jéssica Dorta, coordenadora da equipe de redação do Oficina do Estudante.
Confira os comentários de professores sobre o tema da redação do Enem 2024
Como foi o 1º dia do Enem 2024?
No primeiro dia do Enem 2024, realizado no último domingo (3), os estudantes também responderam 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Professores ressaltaram que foram cobrados temas da atualidade, das mulheres e questões sociais, raciais e culturais. Os profissionais acreditam que o 1º dia de exame foi de nível médio.
A prova de Linguagens exigiu conhecimento cultural dos participantes; já a prova de Ciências Humanas contou com mais questões sobre Brasil, especialmente em história e geografia.
Segundo o Inep, dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Enem 2024, mais de 26% faltaram às provas. Outro dado é que 4.999 estudantes foram eliminados.
No segundo dia do Enem, marcado para o próximo domingo, 10 de novembro, os inscritos devem fazer provas de Matemática e Ciências da Natureza, sendo cada uma 45 questões.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem 2024.
Crédito das imagens:
[1], [2] e [3] Arquivo pessoal